O ala Gui Santos, do Minas Tênis Clube e da seleção brasileira, foi escolhido pelo Golden State Warriors na 55ª posição do draft 2022 da NBA, realizado na noite desta quinta-feira, em Nova York. Como a escolha veio na segunda rodada (31ª a 58ª), ainda não há contrato garantido. Mesmo assim, os direitos do jovem jogador pertencem agora aos atuais campeões da maior liga de basquete do mundo.
A tendência é que Gui inicie sua trajetória no basquete dos Estados Unidos pela G-League, a liga de desenvolvimento da NBA. Há ainda a possibilidade de ficar mais um ano no Brasil ou ainda atuar uma temporada em outra liga estrangeira. O jogador não esteve presente no Barclays Center, local do draft, mas comemorou nas redes sociais. Ganhou também as boas-vindas do novo time.
É improvável que o jovem ala, de 20 anos – completados nesta quarta-feira -, seja incorporado de imediato ao elenco principal dos Warriors. Gui, no entanto, já teve o gostinho de treinar nas instalações do time de Stephen Curry, Klay Thompson, Draymond Green e companhia recentemente. O Golden State foi uma das dez franquias que receberam o brasileiro para uma atividade antes do draft.
Os Warriors também enviaram um olheiro para o Brasil anteriormente, para observar treinos e atuações do jogador de 2,02m e 95 quilos pelo Minas. Em 2021, ele foi eleito Destaque Jovem e Jogador de Maior Evolução do NBB. Em 2022, ganhou o prêmio de Sexto Homem do Ano, com médias de 10,1 pontos, 5,1 rebotes e 2 assistências.
O Brasil já contava com dois atletas na NBA: Raulzinho Neto, que atuou pelo Washington Wizards na última temporada, e Didi Louzada, do Portland Trail Blazers. Gui Santos é o 16º jogador do país a ser draftado. Paulão Prestes, Oscar Schmidt e Marquinhos Abdala passaram pela peneira, mas não chegaram a atuar pela liga.
Fonte: Globo Esporte
Imagem: Primeiro Basquete