No próximo domingo (27) á partir das 08h:30m, as voluntárias do Grupo Mulheres do Brasil, Comitê Verdejar, promoverão evento de replantio de 600 mudas de árvores na mata ciliar do Noêmia.
De acordo com a coordenadora do grupo, Elaise Barbosa,
“Plantamos 4.000 mudas na área em dez2019 e replantamos 700 mudas em 2020 e 850 mudas em 2021. Sempre que o mato seca ou alguém faz algum descarte de resíduo no local temos incêndios criminosos ali. É mata ciliar, beira do córrego do Espraiado. Em 2019 tivemos mais de 1.000 voluntários plantando. Na pandemia trabalhamos mais discretamente, somente o grupo e familiares. Este ano estamos felizes em poder convidar a comunidade para estar presente!”
Ela destaca a importância da participação da comunidade e orienta quem for participar a levar boné, usar protetor solar e usar luvas.
O Comitê Verdejar do núcleo Franca / SP da Associação Civil Mulheres do Brasil é um grupo formado por mulheres com diversidade de origem, histórias e talentos que se uniram com o objetivo de transformar a cidade onde vivem, num local mais harmônico, inclusivo e sustentável.
Neste projeto de arborização urbana “Eu sou uma em um milhão” estimula o exercício da cidadania através do plantio responsável de árvores. É num trabalho de educação ambiental e de mobilização coletiva, sempre a partir de um núcleo comunitário: ali é divulgado e oferecido o plantio gratuito de árvores no bairro com a contra partida do cuidado para que elas cheguem à vida adulta.
Por ser uma entidade sem fins lucrativos, a coordenadora destaca que vendem camisetas do grupo e 2 livros infantis com renda voltada para o Verdejar, e 1 livro de contos no site www.verdejarfranca.com.br.
O livro Jabota Pitanga e a Paineira conta a história da proteção do Paineirão em 2015, quando a rodovia foi duplicada.