Mundialmente, no mês de agosto é realizada a campanha de incentivo ao aleitamento materno – e em apoio a esse evento global, o Grupo Santa Casa de Franca realiza desde segunda-feira, 1º de agosto, a Semana de Aleitamento Materno, com foco no incentivo à amamentação para salvar vidas de bebês prematuros e de baixo peso internados nas Unidades Intensivas da instituição.
Recebendo o nome de ‘Agosto Dourado’, que remete à cor suavemente amarelada do leite humano, esta campanha tem o objetivo de reforçar a importância desse alimento para os recém-nascidos, especialmente até aos seis meses de vida. Edilene Pessoni, enfermeira responsável pelo Banco de Leite Humano da Santa Casa de Franca, explica: “Através do leite materno são transmitidos os anticorpos da mãe, que irão gerar a imunidade do bebê. Ainda, outro aspecto de grande importância é o vínculo afetivo gerado durante o momento da amamentação, e que terá diversos desdobramentos positivos no desenvolvimento da criança”.
Na tarde de segunda-feira, houve a abertura oficial da Semana de Aleitamento Materno, no anfiteatro do Grupo Santa Casa de Franca, com presença dos colaboradores das equipes multidisciplinares, do Banco de Leite Humano da Santa Casa de Franca, do administrador hospitalar do Grupo, Thiago Silva – e do presidente voluntário da instituição, o empresário Tony Graciano.
Na ocasião, o presidente parabenizou aos colaboradores das equipes pelo trabalho desenvolvido: “Gostaria de parabenizar cada integrante em especial de nossas equipes multidisciplinares que se empenham diariamente no incentivo ao aleitamento materno, mostrando às nossas mamães o quanto seus bebês são beneficiados com essa prática; devemos nos lembrar que o ato de amamentar é divino e gratuito, pois é uma ação que promove vida e garante a continuidade das futuras gerações”, concluiu.
O administrador hospitalar observou: “Para o Grupo Santa Casa de Franca é motivo de orgulho termos uma maternidade que realiza mais de 3.500 partos por ano, sendo grande parte destes de alto risco – e alcançando um índice altíssimo de vidas salvas, tanto de mães quanto de bebês, graças ao alto nível de todos os profissionais das equipes multidisciplinares envolvidos no acompanhamento dos casos e, de maneira crucial à atuação da equipe do nosso Banco de Leite Humano, que salva vidas através do incentivo à doação de leite materno e à amamentação. Nosso muito obrigado a todos vocês!”.
Thatiane Santos, nutricionista do Banco de Leite Humano, apresentou aos participantes do evento a madrinha da campanha de 2022, a mãe Simônica Pereira do Nascimento (foto), que autorizou o uso de sua imagem junto com a filha para promoverem o aleitamento materno. O Banco de Leite Humano da Santa Casa de Franca, além de atuar com as mães que estão internadas no hospital, também atende aquelas que estão amamentando e gostariam de doar seu leite para salvar vidas de outros bebês. O telefone para contato é (16) 3711-4121 – e basta falar com alguém da equipe para receber informações sobre como proceder para realizar as doações.
Henrique Novaes/Assessor de Imprensa Grupo Santa Casa
Fotos: Divulgação