Os frequentes atrasos no pagamento de salários de motoristas e demais funcionários da Empresa São José, responsável pelo transporte coletivo urbano em Franca, levaram o Sindicato que representa a categoria a sugerir uma greve no setor a partir desta quinta-feira (13) em Franca.
A paralisação foi confirmada pelo presidente do Sindicato dos Condutores de Veículos Rodoviários de Franca, Geraldo Xavier de Almeida, em entrevista ao radialista Marcelo Valim, no programa Na Mira da Notícia, na Rádio Franca do Imperador, nesta quarta-feira (12).
Segundo Almeida, os salários que deveriam ter sido pagos no último dia 5, não caíram na conta dos trabalhadores, sem que a empresa desse qualquer posicionamento a respeito. Com isso, ficou decidido em assembléia que, a partir das 5 horas de quinta-feira, os ônibus serão impedidos de deixarem a garagem da Empresa São José, no bairro Miramontes.
Por conta do atraso no pagamento da folha salarial, os trabalhadores já haviam feito uma paralisação-relâmpago no Terminal de Ônibus Ayrton Senna da Silva, no dia 30 de abril passado. Na ocasião, os veículos ficaram parados nas plataformas durante 40 minutos, causando transtornos e lentidão no trânsito no entorno do Terminal.
A principal justificativa da Empresa São José para o atraso no pagamento dos salários é a queda na arrecadação dos bilhetes, uma vez que houve também uma baixa expressiva no número de passageiros desde o início da pandemia, no ano passado. Além disso, a Emdef (Empresa Municipal para o Desenvolvimento de Franca), que administra o transporte coletivo na cidade, não teria feito os repasses financeiros solicitados pela São José nos últimos quatro anos, através de reajustes tarifários das passagens, previstos em contrato. Outro motivo foi a rejeição do subsidio para o custeio do transporte coletivo.
A Emdef ainda não se manifestou a respeito da paralisação dos ônibus da Empresa São José, previsto para amanhã.
FNT no Fato
- Idosa é atacada por ladrão momentos após retirar prêmio da loteria
- Viúva de Nahim desabafa e rebate filha após pedido: “sem provas”
- Power International Holding (PIH) conclui a aquisição da Mobile Telecom – Service LLP (MTS) da Kazakhtelecom JSC
- INSS pode suspender benefício por falta de saque do pagamento
- Morre Wilson Luiz, ícone do rádio regional,aos 87 anos
- Prefeito de Restinga-SP Demite Funcionários Aposentados em Cumprimento à Lei Municipal
- Udecif elege nova diretoria
- Gabinetes da Câmara passam por limpeza para retomada de atendimentos ao público
- Fato ou fake? Polícia investiga se vídeo com cena de sexo oral tem relação com o técnico da Francana
- ACIF ABRE INSCRIÇÕES PARA OFICINA DE PLANEJAMENTO EMPRESARIAL