A deputada delegada Graciela anunciou na tarde desta quarta-feira (20) a volta do Corujão da Saúde para Franca e região. Na ocasião serão realizados procedimentos oftalmológicos que estavam represados devido a pandemia de Covid 19. Graciela havia apresentado solicitação junto ao governo do Estado para que através da Secretaria Estadual da Saúde fossem atendidas as pessoas que estavam na fila de espera e com isso eliminar o represamento de cirurgias e exames oftalmológicos.
No AME de Ituverava, segundo a diretora, Adriana Cristina da Silva, serão realizadas 600 cirurgias de catarata; 615 biometrias; 1500 consultas e 60 cirurgias de pterígio. Em Franca, serão realizadas 300 cirurgias de cataratas; 300 cirurgias de biometria; e 60 cirurgias de pterígio.
O anúncio foi feito pelo governador João Dória no início da tarde desta quarta-feira (19/10). A medida visa zerar a demanda reprimida de procedimentos oftalmológicos dos Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs) que foram cadastrados pelos municípios na Cross (Central de Regulação e Oferta de Serviços de Saúde) até o último dia 20 de setembro.
Graciela ressaltou ainda que liberou para Franca R$ 400 mil para que a Prefeitura do município pudesse realizar as cirurgias oftalmológicas e atender toda a demanda. O valor já foi liberado para Franca e a partir de 2021 o atendimento aos pacientes deverão ter uma dinâmica mais rápida.
NO ESTADO
Serão ofertados no Estado 23.112 exames de dez tipos diferentes, 16.077 cirurgias de catarata e retina e 11.794 consultas médicas.
A expansão é possível graças à queda dos atendimentos por Covid-19 e ao avanço da vacinação em SP. “O objetivo do Governo de SP é zerar a fila de oftalmologia dos AMEs até dezembro deste ano. É um investimento importante em Saúde, priorizando atendimentos especializados e beneficiando todas as regiões”, destacou o Secretário de Estado da Saúde, Jean Gorinchteyn.
No último mês, o Governo de SP anunciou a retomada do Corujão, com foco em Oncologia. O objetivo é agilizar o diagnóstico e tratamento de pacientes com câncer e realizar 335 mil exames, além de 19 mil sessões de radioterapia.
Assessoria Comunicação Deputada Graciela