Depois de dois fins de semana difíceis na Inglaterra e na Hungria, a RBR ganhou um respiro neste sábado do GP da Bélgica. Max Verstappen faturou a sexta pole position de 2021, anotando 1m59s765 debaixo de chuva forte no Circuito de Spa-Francorchamps e após a forte batida de Lando Norris na Eau Rouge – que paralisou a sessão por 40 minutos. A vantagem, porém, veio com uma surpresa: o desempenho de George Russell, que não apenas levou a Williams ao Q3 pela terceira vez em 2021, como chegou perto da primeira pole da carreira, sendo superado pelo holandês por 0s3 na bandeirada.
Lewis Hamilton, que chegou a figurar na pole provisória neste fim de semana, larga do terceiro lugar ao lado de Daniel Ricciardo em quarto, posto que o australiano não repetia desde o GP da Bélgica de 2020.
A pole da etapa no Circuito de Spa-Francorchamps é a nona da carreira de Verstappen, que também largou na frente nas etapas da Inglaterra, Áustria, Estíria, França e Bahrein, abertura do atual campeonato da Fórmula 1. O segundo lugar de Russell foi o melhor resultado da Williams desde o GP da Itália de 2017, quando Felipe Massa também largou na primeira fila.