O governador Rodrigo Garcia anunciou a construção do Hospital do Estado em Franca.
A unidade de saúde, que atenderá a população da cidade e de toda a Região, estimada em 750 mil habitantes, e demandará um investimento de R$ 230 milhões do governo estadual. A licitação será aberta até junho.
Garcia afirmou que, após verificar os estudos técnicos realizados pela DRS e a viabilidade orçamentária para a obra, decidiu autorizar a construção, uma vez que a região de Franca é a única que ainda não conta com um hospital regional do Estado.
“Vamos construir o hospital porque temos recursos, mas também fica o compromisso de continuar a fortalecer a Santa Casa. O hospital será construído ainda este ano”, disse.
Com a implantação, a expectativa é que os atendimentos à população fiquem mais ágeis e sem a necessidade de transferências para outros centros, com Ribeirão Preto, como ocorre atualmente.
“A gente entende que a ampliação da rede de atendimento em alta complexidade abrirá caminhos para mais agilidade nos tratamentos da população. Vamos agora acompanhar a parte burocrática e a execução desta obra, deste investimento inédito e vultoso para Franca, que beneficiará também toda a região”, disse o vereador e presidente do Parlamento Regional, Daniel Bassi, um dos líderes do movimento em prol do hospital em Franca.
O deputado estadual Roberto Engler comemorou o fato de que Franca poderá, enfim, contar com um hospital público. “Somos a única região do estado que não dispõe de um hospital estadual. A partir de uma ampla mobilização regional, liderada pelo companheiro vereador francano, Daniel Bassi (PSDB), contando com a sensibilidade do governador Rodrigo Garcia, essa situação vai mudar”, afirmou o parlamentar.
“Essa nova unidade de saúde vai se somar ao trabalho que a Santa Casa de Franca sempre fez, reforçando a nossa estrutura de atendimentos em Saúde e diminuindo a necessidade de transferência de pacientes de Franca e região para outras cidades”, afirmou o parlamentar.
“O cronograma comunicado é otimista. Estamos à disposição do Governo do Estado para ajuda em qualquer coisa que seja necessária e vamos acompanhar de perto para que os prazos anunciados sejam todos colocados em prática”, completou Roberto Engler.
Rionegro e Solimões
Além do anúncio mais esperado, da construção do hospital em Franca, o governador Rodrigo Garcia também liberou recursos para obras de infraestrutura, como a sonhada pavimentação da Rodovia Rionegro e Solimões, que será licitada em até dois meses, e também para ruas, estradas e avenidas.
Agro
O setor agrícola de Franca também foi agraciado com o recebimento de uma pá carregadeira, que deverá ser usada em obras da Prefeitura e manutenção de estradas rurais.
“É emocionante ver um investimento deste tamanho em nossa cidade. Algo inédito nos últimos anos. Atuamos, como vereador, em cada uma dessas conquistas e isso nos motiva a continuar trabalhando, demonstra que vale a pena construir, batalhar. É um dia especial para Franca”, concluiu Bassi.
Nova Frota
Pelo programa Nova Frota, o governador anunciou 96 veículos entre motoniveladoras, pás carregadeiras, tratores e viaturas da Patrulha Rural. “Os prefeitos que souberem dirigir já podem ir embora neles”, brincou Rodrigo Garcia.