Já se imaginou em uma nave espacial que, para se manter voando, precisa que você e seus amigos vençam uma série de desafios? Essa será a sensação que os alunos que participarem da GIMA 2023 – Gincana Intermunicipal pelo Meio Ambiente terão. O evento acontece de 14 a 17 de junho e deve reunir cerca de 3 mil pessoas.
A GIMA é organizada pela APEAM – Associação para Educação Ambiental da Alta Mogiana e produzida pela Empresa AZ Furlan Produções com financiamento do Proac, da Secretaria Estadual de Cultura. Em 2023, o tema escolhido é “Teia Climática – Tecendo o Amanhã”. Participam da GIMA alunos do 4º e 5º do Ensino Fundamental de escolas públicas das cidades de Batatais, Cristais Paulista, Guará, Patrocínio Paulista, Restinga e Ribeirão Corrente. A GIMA ainda receberá a visita de turmas de Franca e Orlândia.
As atividades começam na quarta-feira, 14. Os participantes serão recepcionados com um show da Banda do Tio Paulão. Depois entram na “nave” GIMA Us, um espaço inspirado no jogo virtual Among Us, para as disputas. “Como no game, os alunos passarão por dez tasks (estações), cada uma com um jogo diferente e estimulante. Vence essa etapa a escola que fizer o maior número de pontos”, explicou Carla Bastianini, produtora do evento. Nas tasks, terão jogos sobre ciências, de raciocínio lógico, de preparo físico, de atenção, de conhecimentos gerais, de agilidade, dentre outras habilidades previstas para a faixa etária dos alunos.
Além da nave, a GIMA 2023 terá ainda uma oficina em que as crianças aprenderão a montar um pluviômetro (aparelho que mede o volume de chuvas). “Vamos usar materiais simples, como garrafas PETs que os próprios alunos arrecadaram”, contou Carla.
O evento conta ainda com a apresentação de Teatro de Bonecos, produzido pelo SICOOB, e Contação de História pelo grupo Cabrun – Histórias Cantadas. “Tudo foi pensado para que os alunos possam aprender e desenvolver suas habilidades de forma lúdica e prazerosa”, disse Flávia Lancha, idealizadora do evento, que nasceu em 2008 e chega agora à sua 14ª edição. “Fico muito feliz de ver o interesse dos municípios em participar e de poder promover um evento que ajuda a desenvolver as habilidades e o conhecimento dessas crianças”, completou. OUÇA A ENTREVISTA DE FLÁVIA LANCHA AO “PROGRAMA DO DEDÃO”, NA RÁDIO FNT:
GRANDE DIA
O dia mais esperado da GIMA será o sábado, quando cidade enfrenta cidade, em uma gincana divertida e cheia de desafios. No sábado, as atividades começam mais cedo, por volta das 8 horas. Haverá apresentação do Tiro de Guerra de Franca e a execução do Hino Nacional.
Além disso, cada cidade terá que levar um mascote para animar sua torcida e apresentar um grito de guerra. Entre as provas disputadas, estão: corrida de saco, apresentação de dança com tema da GIMA, entre outras.
No sábado, as escolas apresentarão os resultados dos trabalhos feitos ao longo dos últimos meses. “As atividades da GIMA nas escolas começaram em abril. Agora, chegou o momento de apresentarem tudo o que prepararam”, disse Lucileida Castro, assistente de coordenação geral do evento.
Cada uma das escolas terá de apresentar uma colcha de memórias. Como tarefa, os alunos tiveram que entrevistar moradores antigos das cidades para saber como era o clima nos municípios antigamente. Trechos dessas entrevistas foram ser usados para a montagem da colcha de memórias.
Os alunos também tiveram que escrever minicordéis em papel reciclável que eles mesmos criaram. As escolas selecionaram os 10 que mais se destacaram. A organização escolheu o melhor para estampar as camisetas que os alunos de cada cidade ganharão na GIMA.
As escolas realizaram uma eleição para escolher o Prefeito Mirim de cada cidade. O eleito dará uma entrevista durante a gincana. Aquele que se sair melhor, ganha a prova.
Ao final da gincana, as escolas recebem prêmios pela participação como, por exemplo, equipamentos de informática ou eletrônicos. Já para as crianças serão sorteadas 150 bicicletas.
Durante os quatro dias do evento, é servido lanche de graça para os alunos. No sábado, eles recebem café da manhã e almoço.
A GIMA
A GIMA nasceu em 2008, para estimular a educação ambiental e melhorar a relação entre as crianças que moravam na fazenda e as da cidade. Na época, os alunos que viviam na Zona Rural estavam sofrendo discriminação em suas escolas.
A primeira edição da GIMA contou com a participação de 160 crianças, metade da cidade de Cristais Paulista e outra metade de Ribeirão Corrente. Com o passar dos anos, a gincana cresceu e passou a incluir escolas públicas de mais cidades. Em 2019, a GIMA se transformou em um projeto educacional com duração de quatro dias, que conta atividades esportivas e lúdicas, apresentações teatrais, de dança, contação de história, etc.
Em suas 14 edições (por conta da pandemia não houve evento em 2020 e 2021), a GIMA já atendeu mais de 10 mil crianças, impactou a vida de 30 mil pessoas da comunidade, doou mais de 1,5 mil bicicletas e promoveu o plantio de 9 mil mudas de árvores.
GIMA – FEIRA CULTURAL DO MEIO AMBIENTE DA ALTA MOGIANA
DATA: de 14 a 17 de junho
HORÁRIOS: Das 13h30 às 16h30, nos dias 14, 15 e 16
Das 8h às 14h, no dia 17
LOCAL: Fazenda Bom Jesus – capela do Caititu – Estrada Argemiro Leonardo – km 10
Fotos: Divulgação