O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) deflagrou na manhã desta quarta-feira ,3, com o apoio da Polícia Militar do Estado de São Paulo, a Operação Apáte. O objetivo do MPSP consiste em dar cumprimento a nove mandados de busca e apreensão envolvendo secretários municipais da cidade de Ribeirão Corrente, na região de Franca, bem como empresários e respectivas empresas. O ex-prefeito e atual secretário Municipal de Administração da Prefeitura de Ribeirão Corrente, Airton Luiz Montanher, marido da atual prefeita, Aninha Montanher(MDB), teria sido surpreendido com um revólver de calibre 38 e preso por porte ilegal de arma de fogo, durante a operação.
Segundo levantamentos realizados durante as investigações, contratos de obras públicas municipais eram vencidos por empresas ligadas direta ou indiretamente a alguns servidores públicos municipais. Parte do dinheiro oriundo de tais contratos seria repartido entre os agentes públicos e empresários, inclusive com a utilização de laranjas.
Também nesta quarta-feira, foi implementada a ordem judicial de sequestro de bens móveis e imóveis até o montante de R$ 8.931.213,85, valor este correspondente aos contratos investigados, justamente visando o ressarcimento do erário. Os servidores públicos e empresários estão sendo investigados pelos delitos de integrar organização criminosa, lavagem de dinheiro, desvio de renda pública e fraudes licitatórias.
A denominação da operação é uma referência ao espírito que personificava o engano, o dolo e a fraude na mitologia grega.
O g1 perguntou à Prefeitura de Ribeirão Corrente se ela sabia das fraudes, quem são os secretários investigados e se eles serão afastados.
Em nota, a administração municipal informou que, até a última atualização desta reportagem, não havia recebido notificação sobre o teor da investigação e os investigados. Disse, ainda, que “tão logo venha tomar conhecimento informará acerca das medidas administrativas a serem tomadas” e irá colaborar para a elucidação dos fatos.
Flagrante
Durante a operação, o ex-prefeito e atual secretário municipal de Administração da Prefeitura de Ribeirão Corrente, Airton Luiz Montanher, marido da atual prefeita, Aninha Montanher, teria sido surpreendido, em seu escritório, com um revólver de calibre 38 e farta munição. Autuado em flagrante por porte ilegal de arma de fogo pelo delegado assistente da Delegacia Seccional de Polícia de Franca, Luiz Carlos Almeida de Souza, após pagar fiança de R$ 2 mil, Montanher foi liberado.
Fotos e video: Reprodução GAECO , EPTV e redes sociais