O Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (GAECO), órgão do Ministério Público do Estado de São Paulo, deflagrou nesta quarta-feira, 19, em conjunto com a Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo (Sefaz-SP), com o apoio da Polícia Militar, a Operação “GUELTA”, visando o cumprimento de mandados de busca e apreensão em farmácias na cidade de Franca.
As farmácias estão sendo investigadas pela compra e venda de medicamentos sem nota fiscal, o que já teria levado à sonegação fiscal de, aproximadamente, R$ 17.000.000,00 (dezessete milhões de reais). Além disso, há indícios de que as farmácias adquiram medicamentos controlados sem nota fiscal, de origem desconhecida, dificultando o controle sobre a posterior revenda destes.
O objeto da investigação é identificar a prática de lavagem de dinheiro pelo proprietário destas farmácias, o qual, além de registrar alguns estabelecimentos em nome de laranjas, ainda praticou diversos atos para dissimular a origem ilícita dos valores recebidos nos atos investigados,
O GAECO, visando aprofundar as investigações, cumpriu na manhã de hoje, 10 (dez) mandados de busca e apreensão, sendo 09 na cidade de Franca e 01 na cidade de Jardinópolis.
O Repórter Alexandre Silva está acompanhando os trabalhos das equipes, atualizando pontualmente com exclusividade as informações ao Portal FNT.
Participaram da operação 05 Promotores de Justiça, 08 servidores do Ministério Público, 22 auditores fiscais da Receita Estadual, e contaram com o apoio de 26 Policiais Militares.