CPSM inicia atividades com o Projeto Estrelinhas, voltado a crianças e adolescentes, e o SOS Depressão (Tratamento da Depressão pelo Magnetismo)
A Fundação Espírita Allan Kardec, de Franca, marca um momento significativo na promoção da saúde mental na região com o lançamento do novo CPSM (Centro de Promoção de Saúde Mental), nesta quinta-feira, 19.
Baseada na legislação de reformulação no atendimento de Saúde Mental, a iniciativa apresenta uma gama de 30 práticas integrativas e complementares, incluindo Medicina Tradicional Chinesa/Acupuntura, Medicina Antroposófica, Homeopatia, Plantas Medicinais e Fitoterapia, Termalismo Social/Crenoterapia, Arteterapia, entre outras.
O CPSM visa a promover a saúde mental e o bem-estar da comunidade através de métodos alternativos e complementares à medicina tradicional, que visam a atender não apenas ao corpo, mas também à mente e ao espírito, mas sem vínculo religioso ou doutrinário.
Inicialmente, o CPSM apresenta três programas: o SOS Depressão, baseado no TDM (Tratamento da Depressão pelo Magnetismo), o Projeto Estrelinhas, de psicoeducação de crianças e adolescentes, e o Horto de Plantas Medicinais.
“O objetivo é oferecer alternativas para a Saúde Mental no campo da prevenção e no campo de atendimento ambulatorial”, disse o presidente da Fundação Allan Kardec, Mario Arias Martinez.
SOS Depressão (Tratamento da Depressão pelo Magnetismo)
Inspirado pelo médico alemão Franz Mesmer, que revolucionou a técnica do Magnetismo no século XVIII, esse programa tem como objetivo oferecer tratamento para depressão e distúrbios energéticos por meio da imposição de mãos, visando harmonizar a corrente energética do corpo físico e energético. O Magnetismo é uma técnica milenar que já foi utilizada em diversas áreas da saúde ao longo da história.
Projeto Estrelinhas
Este projeto é dedicado à psicoeducação de crianças e adolescentes entre 6 e 17 anos e 11 meses. Seu propósito é prevenir doenças e promover a saúde mental, tanto para os jovens quanto para suas famílias.
Com uma equipe multidisciplinar que inclui nutricionistas, psicólogos, pedagogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, terapeutas integrativos e educadores físicos, o projeto busca desenvolver as potencialidades dos jovens e oferecer ferramentas internas para a prevenção de riscos, com o objetivo de reduzir o índice de crianças e adolescentes que enfrentam desafios de saúde mental.
O projeto recebe encaminhamentos de órgãos públicos, como CRAS, CREAS, Conselho Tutelar, e instituições de ensino público municipal e estadual.
Horto de Plantas Medicinais
Inicialmente inserido dentro do Projeto Estrelinhas, ensinará noções básicas de sustentabilidade e responsabilidade no cuidado das plantas. A partir do próximo ano, o objetivo é, em parceria com farmácia de manipulação, fornecer plantas medicinais para o tratamento fitoterápico.
101 anos de história
O lançamento do CPSM marca um compromisso renovado da Fundação Allan Kardec em fornecer uma abordagem moderna e humanizada para a promoção da saúde mental na comunidade. A instituição, que completa 101 anos de história no próximo mês, reforça sua missão de auxiliar e acolher aqueles que buscam apoio para superar desafios de saúde mental, seguindo os princípios e valores de seu fundador, José Marques Garcia.