A prefeitura de Cristais Paulista, através da Secretaria de Saúde e Vigilância Sanitária, iniciam nesta terça-feira, dia 26, duas ações sanitárias de combate a insetos e bichos peçonhentos, a dedetização de bueiros e o fumacê contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e outras arboviroses.
As ações serão realizadas em toda cidade e alguns condomínios da zona rural durante aproximadamente três dias. Com a dedetização a prefeitura quer acabar com proliferação de escorpiões e baratas, comuns nessa época do ano. “Sabemos que a barata serve de alimento para o escorpião, atraem eles, inclusive pelos ralos da casa. Eliminado as baratas diminuiremos a chance de termos a presença do escorpião”, disse Glaucia Rejane Ferreira, Diretora da Vigilância Sanitária.
Já o fumacê contra o Aedes aegypti acontecerá a partir das 18h, na terça, quarta e quinta-feira. A medida irá acontecer devido ao recente aumento no número de casos de dengue em Cristais Paulista. Um veículo pulverizador irá percorrer toda a cidade e condomínios de chácaras na zona rural. Será utilizada uma substância inofensiva a seres humanos mas que mata na hora os mosquitos adultos que sobrevoam os espaços. “Com essa técnica nós vamos atingir diretamente o mosquito na fase adulta, quando o inseto está apto a transmitir a dengue. Por isso é importante a população ficar atenta. Ao perceber o fumacê passando pela rua, deve-se abrir as janelas e portas das residências”, disse Thaisa Barion Ferreira, secretária de saúde.
Na fase de larva o mosquito é combatido com o trabalho diário das agentes que visitam casa a casa eliminando criadores e orientando a população.
Em 2022 Cristais Paulista já registrou 17 casos de dengue, 46 pessoas foram notificadas e dessas seis deram negativo. As demais aguardam resultado dos exames.