A Defesa Civil de São Paulo emitiu alerta para queda abrupta das temperaturas a partir desta terça-feira (17) para a região. Em Ribeirão Preto (SP) e em Franca (SP), até o fim da semana, a mínima pode chegar a 3°C, de acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergência (CGE).
A responsável pela derrubada em pleno outono é uma massa de ar frio de origem polar. A previsão é que as temperaturas sigam muito baixas até sexta-feira (20). A partir de sábado (21), as mínimas sobem um pouco, mas o clima gelado continua.
De acordo com a Defesa Civil, por causa do vento e da possibilidade de chuva, a sensação térmica pode ser ainda mais baixa.
O fenômeno, segundo o serviço de meteorologia Climatempo, é explicado pelo deslocamento de uma massa de ar polar muito forte que vai coincidir com a passagem de um ciclone extratropical, o que vai trazer umidade e possibilitar a ocorrência de eventos mais incomuns. A região Sul do país, por exemplo, deve registrar neve e a precipitação chamada “chuva congelante”.
Há previsão de geada na região de Ribeirão Preto e Franca.
G1 Ribeirão e Franca