Uma nova linha de cosméticos tem se expandido entre os amantes de esporte na cidade de Franca, baseada na nanotecnologia corporal e com a finalidade de gerar maior desempenho na atividade, trabalhando de forma preventiva e restauradora.
A empresa “Chat Noir Fragrances” (CNF), surgiu após uma viagem do casal de diretores Wayne Porto Colombo e Angélica Ferreira Colombo para a França, que após a viagem decidiram montar uma empresa de cosmética e perfumaria na cidade.
Wayne é químico e explicou que em 2017, após terem contato com o mundo da nanotecnologia passaram a desenvolver alguns produtos, mas somente depois de ter passado a praticar esportes viu a necessidade e escassez de cosméticos especializados. Assim, Angélica e ele decidiram fundar a Nanobodytech, especializada em fornecer conforto aos atletas, mas associada à tecnologia de matéria-prima.
A marca Nanobodytech já existe há dois anos, mas devido à necessidade de estudos e testes para fornecer eficácia comprovada aos seus clientes os produtos foram colocados no mercado apenas em 2021. Entretanto, a empresa já trabalha no ramo da cosmética há 10 anos.
Adriano Alves Batista, gerente geral da empresa, é o farmacêutico responsável pela empresa e por ser praticante de jiu-jitsu, percebeu a necessidade de preparação do atleta no pré e pós-treino.
A partir da nanotecnologia de matérias-primas, passaram a estudar o que poderia melhorar a performance dos atletas, como por exemplo o creme antiatrito que forma uma película protetora na pele melhorando o conforto nas regiões das coxas, axilas, virilha, dentre outras regiões. A ideia surgiu da prática de ciclismo e “mountainbike”pelos diretores Wayne e Angélica praticam, a fim de prevenir e também hidratar posteriormente.
Segundo os praticantes do esporte há produtos já desenvolvidos nacionalmente mas com qualidade não satisfatória para os praticantes da atividade, o que faz com que muitos utilizem até mesmo a vaselina que pode gerar irritabilidade cutânea. Já os produtos importados têm preços inacessíveis a quem faz uso constante.
Adriano afirma que, para a garantia dos consumidores, todos os produtos colocados no mercado são dermatologicamente testados e aprovados, passando por testes de sensibilidade, irritabilidade e todas as demais exigências feitas pela Anvisa, além de ser “cruelty-free” e vegano, o que significa que não é testado em animais.
Dentre os produtos, o protetor solar “Sunscreen” tem proteção UVA/UVB, rico em vitamina E, com eficácia comprovada em testes de laboratório. O “Nanogrip” foi desenvolvido para substituir o talco de magnésio, para adeptos de “Crossfit”, acrobacias, “beach tennis”, praticantes de tiro esportivo e pessoas que necessitam de mais aderência na prática de atividade física ou sofrem com sudorese excessiva nas mãos.
Com uma tecnologia ultra avançada o creme seca em trinta segundos após a aplicação, e oferece o mesmo efeito do talco de magnésio porém resistente à água.
A tri-atleta Gabriela Virgílio, professora da academia Bio Beaux, recentemente foi campeã da Trirex Endurance na sua categoria e ficou em 4ª colocada na classificação geral, utilizando os produtos da Nanobodytech.
Para Gabriela, os produtos são muito bem pensados para os atletas que, como ela praticam atividade física habitualmente. Ela utiliza o protetor solar e o creme antiatrito para seus treinos de bike e natação, além do bálsamo que ela aplica após os treinos.
Enquanto que em suas aulas de neopilates ela tem utilizado o Nanogrip que por repelir o suor, auxilia nas acrobacias para não escorregar as mãos.
Diversos atletas já fazem uso da linha, como os ciclistas Carlinho, Caio Maura, Rafael Falsarella de Ribeirão Preto, e o praticante de jiu-jitsu Diego Galante.
Além dos produtos mencionados, a linha possui ainda o creme regenerador que alivia a fadiga muscular, ajudando na homeostase catiônica da pele, promovendo a regeneração. Já o bálsamo
O Smooth skin foi produzido para evitar calos e bolhas nas mãos e pés, através de uma película de proteção que se forma sobre a pele aplicada, indicado principalmente para crossfiteiros e boxeadores.
A absorção é imediata e fornece uma sensação aveludada e não oleosa ou pegajosa às mãos. O bálsamo age nas partes expostas a pancadas, torções e dores musculares de qualquer atividade física, por ser rico em extrato de beterraba. O vegetal possui função oxigenadora das células, proporcionando uma ação vasodilatadora dos músculos, auxiliando na prevenção de câimbras.
O creme regenerador, considerado um dermocosmético devido a sua alta absorção pelas células, reduz os efeitos dos agressores diários da pele, promovendo a regeneração celular. Por ser rico em ureia possui uma ação ultra hidratante, aliviando a sensação de repuxamento, coceiras e irrritações, utilizado inclusive por skatistas.
O leave-in para cabelos forma uma proteção aos fios, selando as cutículas, amenizando assim a ação dos raios solares e diminuir a absorção do cloro, evitando o embaraçamento e ressecamento.
Os produtos são comercializados em estabelecimentos da cidade e pelo site da Nanobodytech e outras plataformas de venda on-line, e a marca já promete nossos lançamentos em breve, como um creme depilatório específico para atletas, um protetor solar fator 60, um creme anti-inflamatório e um gel para evitar frieiras e micoses.