A Francana venceu o Botafogo por 3 a 1 na tarde deste sábado no Estádio Santa Cruz/Arena Nicnet, em Ribeirão Preto, e se classificou para as oitavas de final da Copa Paulista com a segunda melhor campanha do grupo 2, com 12 pontos, sete atrás do líder Monte Azul.
De quebra, eliminou o Tricolor da competição, já que o Juventus venceu o União Suzano por 1 a 0 no grupo 5 e ficou com aproveitamento melhor na disputa pela vaga do quarto melhor colocado. Na partida, o Botafogo contou com Douglas Baggio e Fillipe Soutto, que atuam na Série B do Campeonato Brasileiro, entre os titulares.
A Veterana agora pega o Votuporanguense nas oitavas de final. A primeira partida é em Franca (SP). A Federação Paulista de Futebol (FPF) ainda definirá as datas dos confrontos de ida e volta. Em caso de empate, a decisão da vaga será nos pênaltis.
O Tricolor, por outro lado, fica focado somente na Série B e praticamente está fora da Copa do Brasil de 2025, a não ser que seja campeão da segunda divisão nacional. No entanto, o time tem 22 pontos e ocupa a 16ª posição, a primeira fora da zona de rebaixamento.
O jogo
O Botafogo começou com mais posse de bola e ofensivo com trio Douglas Baggio, Thalles e Pedro Severino, que fez o Vinícius Cima trabalhar logo aos três minutos, quando pegou finalização na pequena área. A Francana, no entanto, respondeu Edinaldo, aos nove minutos, em finalização no canto esquerdo de Victor Souza, que defendeu.
Aos dez minutos, a Veterana abriu o placar com Lucas Oliveira. O camisa 10 recebeu entre os marcadores do Tricolor ainda no meio de campo e, em velocidade, saiu cara a cara com o goleiro, tocando na saída de Victor Souza.
O Pantera se lançou ao ataque e, aos 13, Fillipe Soutto soltou a bomba na intermediária e Vinícius Cima se esticou no alto para mandar para escanteio. Mas daí até a parada técnica para hidratação, aos 26 minutos, nenhum outro lance de perigo aconteceu.
Na volta da pausa, Luiz Gustavo, aos 30 minutos, acertou belo chute de esquerda e mandou no ângulo de Victor Souza, ampliando a vantagem da Francana no jogo.
Aos 38 minutos, em cobrança de escanteio de Douglas Baggio pela direita, Pedro Severino apareceu entre os marcadores, subiu mais que todo mundo, e descontou para o Tricolor, de cabeça.
Fotos: Charlene Resende/Francana