A diretoria da Associação Atlética Francana confirmou, na tarde desta segunda-feira, 30, que o clube irá participar da Segunda Divisão Paulista – Sub 23 este ano. A decisão foi tomada após alguns diretores da Veterana participarem da reunião do pré- conselho técnico, na Federação Paulista de Futebol, também ocorrido na segunda-feira, e efetuarem o pagamento de multa por homofobia que teria sido cometido por torcedores no jogo contra o Grêmio, pela Copinha, no início deste mês de janeiro. O campeonato tem previsão de começar em 23 de abril. Na próxima terça-feira, 7 de fevereiro, acontecerá o Conselho Técnico, a partir das 15 horas, na sede da FPF.
A princípio existem 40 equipes interessadas em participar da competição, mas a data limite para confirmação é sexta-feira, dia 3 de fevereiro, uma vez que alguns clubes ainda dependem de laudos para regularização dos estádios junto a FPF. Já está acordado que os 16 primeiros colocados deverão formar uma nova divisão no futebol paulista, e os demais seguirão na chamada Bezinha.
Na reunião desta segunda-feira, todos os representantes dos clubes tiveram oportunidade de expor ideias, e ainda votaram se no Paulista Sub 20 desta temporada, gostariam de montar uma divisão só para os clubes que disputam a Segundona, ou todos os clubes em uma única divisão como na última edição, ou seja, tinmes de A1, A2, A3 e Segunda Divisão, todos na mesma competição, em grupos regionalizados. A maioria votou por manter a divisão única.
Foram ratificados alguns critérios técnicos do regulamento, como regionalização dos grupos, 26 atletas inscritos na primeira fase, 5 substituições, até 10 atletas da lista B, a substituição de até 4 atletas inscritos no início da segunda fase, dentre outros aspectos.
Pendência
Ainda durante a reunião, representantes da Francana foram informados de uma pendência com a FPF. Trata-se de multa aplicada na partida contra o Grêmio, na Copa São Paulo de Futebol Júnior, no dia 8 de janeiro último, no Lanchão. Na ocasião, a Francana foi incursa no artigo 243-G, §2º do CBJD (homofobia) e acabou multada em R$ 2,5 mil. O pagamento foi efetuado e, com isto, a Veterana está apta a participar do campeonato Sub-23.
Nesta terça-feira, 31, haverá Assembleia para aprovação das contas da FPF de 2022, posse da diretoria executiva e conselho fiscal. A diretoria da Francana já confirmou presença.
Com informações da assessoria de imprensa da Francana
Foto: divulgação