O Instituto Chuí promoverá, a 6º edição do Torneio Internacional de Basquete de Franca, entre 18 (abertura oficial) e 23 de julho. A competição reunirá 16 equipes de categorias de base, sub-13 e sub-15.
O evento foi adiado em 2020 e 2021, devido a pandemia causada pelo vírus da Covid-19 e volta a movimentar a capital do basquete. Os jogos vão acontecer no ginásio Pedrocão, Quadra da Escola Chuí Esportes, Ginásio do Castelinho e Ginásio do SESI.
Serão 6 dias de competições e com grandes novidades na programação.
O padrinho do Instituto Chuí e organizador do evento, Marco Aurélio Chuí, disse que a competição faz parte do calendário oficial de eventos de Franca. “O Torneio Internacional de Basquete nas categorias de base, sub 13 e 15, estão dentro da lei da semana do basquete na nossa cidade. O Instituto Chuí vem fomentando o basquete de base na nossa cidade através desta competição que agora chega a sua 6ª edição”, contou Chuí.
Ele ainda reforça as novidades na programação deste retorno da competição. “Esse ano, o torneio terá novidades em sua programação, que contará com concurso cultural e um novo evento intensivo de basquete, que são o 48 horas de basquete, que será aberto para participação da população francana. Todos os que quiserem participar e jogar basquete, poderão ir até Ginásio Pedrocão e jogar durante 48 horas ininterruptas de basquete”, concluiu Chuí.
Na categoria sub-13 já estão confirmadas as participações de oito equipes e, na sub-15, oito times já confirmaram a presença. São atletas de vários lugares do Brasil. O 6º Torneio Internacional de Basquete de Franca tem o apoio da Prefeitura Municipal de Franca e da FEAC.
Equipes confirmadas Sub 13:
Grupo 1
• Casa Branca – SP
• Instituto Chuí Franca
• Olympico Club – MG
• Paulistano – SP
Grupo 2
• Aspa Franca
• Bauru – SP
• Mauá – SP
• Minas Tênis Clube – MG
Equipes confirmadas Sub 15:
Grupo 1
• Aspa Franca
• Fluminense – RJ
• Mauá A – SP
• Sesi Franca
Grupo 2
• Bauru – SP
• Instituto Chuí Franca
• Mauá B – SP
• Olympico Club – MG
O QUE FALA QUEM VEM
“É um prazer falar sobre duas ações complementares que compõem o torneio internacional de basquete. A primeira ação é o concurso cultural de desenhos, frases e textos em parceria com as Secretarias municipal e estadual de ensino. Na rede municipal de ensino participaram do concurso mais de mil alunos de creches e ensino infantil. Na rede estadual houve a participação de aproximadamente dois mil alunos dos anos iniciais. No dia da abertura haverá a entrega de camisetas e certificados aos selecionados do concurso. Foram vencedores na categoria desenhos, 24 produções sendo 12 de escolas públicas municipais e outros 12 de escolas públicas estaduais”, contou Sayuri Yoshimura, Educadora Física.
“Em relação ao Torneio é uma grande satisfação o Olympico Club voltar a participar do Torneio de Franca com as nossas equipes de base. Depois de um período de restrição poder voltar a uma certa normalidade é extremamente gratificante e empolgante. Voltar a Franca será um prazer para as nossas equipes e os atletas estão contando os dias para chegarem ao berço do basquete do país. Esperamos ser bem sucedidos na cidade e voltarmos com uma boa colocação no evento”, contou Zânio de Sousa Gontijo, Supervisor de Basquete do Olympico Club.
“Os nossos atletas estão ansiosos desde já. Estamos levando 46 atletas é uma das nossas maiores delegações. Todos estão ansiosos para conhecer a terra do Basquete e poder ver de perto seus ídolos. Além, do alto nível de competição, nosso projeto tem como objetivo a inclusão utilizando o basquete. O projeto Girafinhas conta com a leu do incentivo ao esporte e ver nossos alunos tão empolgados para uma competição, após voltar de dois anos difíceis é satisfatório”, contou Ivonete, idealizadora do projeto Girafinhas.
“Para nós é uma delícia voltar para Franca com nossos atletas. Após dois anos difíceis e poder voltar para esse torneio, que para nós do Fluminense é tradicional. Todos os anos a gente se programa para ir com nossos garotos. Estamos muito motivados e felizes por voltar a disputar o Torneio Internacional de Basquete em Franca”, disse Ricardo, auxiliar técnico da equipe sub-15 do Fluminense e ex-jogador do Sesi Franca Basquete.
NOVA PROGRAMAÇÃO
Além da tradicional competição do Torneio de Basquete, este ano teremos dois novos eventos. Pensando em inovar, após dois anos sem ser realizado, teremos o “48 horas de Basquete” e “Concurso Cultural”.
48 HORAS DE BASQUETE
Franca irá realizar 48 horas de basquete ininterruptas no Ginásio Pedrocão. Com início na sexta-feira, dia 22, às 13h30, e finalizando no domingo, dia 24, às 13h30. Uma programação foi feita para envolver a comunidade, equipes amadoras, ex-atletas, a torcida, organizada do Franca, equipes de base e muitos outros grupos.
Serão realizados diversos torneios durante a madrugada como forma de prender o público. “Todos estão convidados para participar gratuitamente do 48 horas de basquete. Seja com time amadores ou apenas uma pessoa que queira jogar basquete de madrugada, estaremos lá esperando no Poli. Essa é nossa forma de interagir com Franca e região, abrindo as portas do Pedrocão para todos”, comentou Chuí.
CONCURSO CULTURAL
Uma das grandes novidades deste ano é o concurso cultural realizado em várias escolas públicas, dos melhores desenhos, melhores frases e textos ligados ao basquete. O objetivo era levar a cultura do basquete para as escolas públicas. A premiação será realizada na abertura do Torneio.
Créditos e Imagem: Palavra Fácil Comunicação