Além de Franca, Ipuã e Morro Agudo terão leitos de UTI Covid na área da DRS-8 (Diretoria Regional de Saúde). Eles estão sendo autorizados pelo Estado a partir do apontamento da deputada estadual Delegada Graciela diante do crescimento de casos de Covid 19 em Franca e região.
O Município de Franca se encontra com 100% dos leitos UTI Covid ocupados, Ituverava com 70% dos leitos UTI Covid ocupados, São Joaquim da Barra com 60% dos leitos UTI Covid ocupados, Ipuã com 80% dos leitos UTI Covid municipalizados ocupados, porém aptos a receber pacientes desta regional de saúde, Santa Casa de Morro Agudo com 100% da ocupação de leitos existentes, ou seja, a ocupação na área da DRS-8 atinge o percentual de 80% de ocupação dos leitos sejam eles de gestão estadual ou municipal.
Após encaminhar solicitação para abertura de leitos de Enfermaria e UTI Covid 19, além da vacina H3N2, ao governo do Estado a deputada Delegada Graciela recebeu a confirmação de que a Secretaria Estadual de Saúde está concluindo a ampliação e implantação de novos leitos com a finalidade de atender a demanda regional.
Documento encaminhado a deputada pelo Estado aponta que serão ampliados 12 leitos de UTI Covid na Santa Casa de Franca e outros 15 na região, somando o total de 27 leitos; 5 leitos UTI Covid em Ipuã e 10 leitos UTI Covid em Morro Agudo no hospital São Marcos.
O Estado tem habilitado 15 leitos em Franca (sendo 5 infantil); 10 leitos em Ituverava e 10 leitos em São Joaquim.
A Santa Casa de Franca já anunciou o início dos novos leitos em duas etapas: dia 7 e 14 de fevereiro.
PAGAMENTO DOS LEITOS
Considerando aumento dos casos de Covid no Estado, foi feita Republicação da Portaria GM/MS4226/2021 em 28/01/2022, já que nela contém todas as informações referentes ao custeio de leitos Covid, o pagamento se dará no valor de RS1.600, 00 a diária.
O Município de Franca se encontra com 100% dos leitos UTI Covid ocupados, Ituverava com 70% dos leitos UTI Covid ocupados, São Joaquim da Barra com 60% dos leitos UTI Covid ocupados, Ipuã com 80% dos leitos UTI Covid municipalizados ocupados, porém aptos a receber pacientes desta regional de saúde, Santa Casa de Morro Agudo com 100% da ocupação de leitos existentes, ou seja, nossa ocupação atinge o percentual de 80% de ocupação dos leitos sejam eles de gestão estadual ou municipal.
Texto e fotos: Assessoria Parlamentar Deputada Graciela