O prefeito Alexandre Ferreira(MDB), anunciou nas suas redes sociais, no início da noite desta quarta-feira (15), que Franca registrou um caso da variante Delta em uma paciente no município. Segundo Ferreira, a mulher tem 32 anos, apresentou sintomas leves e não precisou ser internada. Apesar de ter descoberto o caso na terça-feira, a Prefeitura só informou a descoberta nesta quarta-feira.
A paciente foi monitorada pela Vigilância Epidemiológica. Seus familiares e todos que tiveram contato com ela durante o processo da doença, também foram acompanhados de perto pela Secretaria Municipal de Saúde.
A mulher, que já está recuperada, havia tomado apenas a primeira dose da vacina contra a Covid 19 quando contraiu o novo coronavírus.
“É um procedimento normal encaminhar amostras para a Secretaria de Estado da Saúde para que sejam feitos os exames corretos, onde quer que seja, para ver se aqui está ou não circulando alguma variante nova ou uma variante diferente do vírus da covid. Fizemos isso e esse monitoramento gerou essa informação de um resultado positivo de ontem e que estou mostrando hoje”, disse o prefeito.
De acordo com o prefeito, foi realizado um levantamento dos índices de internação e tratamento da covid-19 nos hospitais e Prontos-socorros de Franca desde o início de agosto. “Fizemos isso para avaliar se a presença da variante Delta aqui na nossa cidade causou ou não um aumento nas internações hospitalares ou no número de positivos… Os índices permanecem estáveis até este momento. Então ela (a variante) não teve repercussão nenhuma em função do número de pacientes positivos ou internados.”
Para finalizar, o prefeito pediu que a população siga se cuidando. “Não relaxem nos cuidados, não deixe de tomar sua dose da vacina, use máscaras e álcool em gel e, principalmente, não aglomerem”, finalizou Alexandre Ferreira que afirmou ainda que os casos na cidade seguirão sendo monitorados.
Nesta semana as cidades de Batatais e Cristais Paulista, na região de Franca, já haviam confirmado os primeiros casos da variante delta da covid-19. Nas duas cidades, segundo informações das prefeituras, os pacientes passam bem.