– Sabesp opera no município desde a década de 1970 e coleciona projetos inovadores, como a produção de combustível veicular a partir do esgoto –
Neste dia 28 de novembro, Franca celebra dois séculos de história, marcada por conquistas que a destacam no Brasil e no exterior. Localizada no Nordeste do Estado de São Paulo, a cidade ostenta o título de Capital do Saneamento Básico, sendo referência nacional pela excelência na distribuição de água, coleta e tratamento de esgoto.
A trajetória dessa liderança começou em março de 1977, quando a Sabesp assumiu a operação local. Naquela época, apenas 70% da população tinha acesso à água tratada, e 50% dos esgotos eram coletados — mas nenhum era tratado. Ao longo dos anos, o cenário melhorou e evoluiu consideravelmente, proporcionando à população, hoje estimada em mais de 352 mil habitantes, mais qualidade de vida, saúde e dignidade.
Franca alcançou a universalização dos serviços muito antes das metas estabelecidas pelo Marco Legal do Saneamento, que prevê 100% de cobertura até 2033. Com a Sabesp, Franca pode se orgulhar de ter o abastecimento de água completo há 39 anos. E, desde 1998, com a inauguração da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE Franca), todo o esgoto coletado da cidade é devidamente tratado. Essa infraestrutura não só assegurou dignidade e saúde à população como também consolidou Franca como referência em inovação no setor.
A unidade, aliás, é pioneira em diversas frentes. Um marco foi a criação do Sabesfértil, fertilizante proveniente do lodo produzido na estação e que durante 13 anos, até 2011, beneficiou mais de cem lavouras de café da região. A ETE Franca foi a primeira a receber certificação do Ministério da Agricultura como produtora de fertilizantes.
A ETE também é berço de trabalho inovador: o Sistema de Beneficiamento do Biogás. A Sabesp firmou parceria com o Instituto Fraunhofer, da Alemanha, e desde 2018 transforma o gás gerado no processo de tratamento de esgoto em biometano, combustível utilizado para abastecer 40 carros da Sabesp de Franca. Isso significa eficiência, economia para a Companhia e também cuidado com o meio ambiente, através do conceito da economia circular.
“Os rejeitos na ETE Franca viram insumos. Focamos no reuso de recursos, em transformar problema em solução. Antes o gás era queimado, agora tem destinação muito mais nobre”, destacou Gilson Santos de Mendonça, superintendente da Sabesp de Franca.
Investimentos contínuos para segurança hídrica
Franca é abastecida por três mananciais: os rios Canoas e Sapucaí-Mirim, além do Córrego Pouso Alegre. A segurança hídrica da cidade foi reforçada com a entrada em operação do Sistema Produtor de Água Sapucaí-Mirim, em junho de 2022. Esse projeto, que contou com investimentos de cerca de R$ 350 milhões, quase dobrou a capacidade de produção de água para o município, garantindo o abastecimento pelas próximas décadas.
“Todos nós temos a missão de melhorar a qualidade de vida das pessoas e do meio ambiente e na nossa querida Franca, que brilhantemente chega ao seu bicentenário, cumprimos essa nobre missão com maestria”, afirmou Gilson Santos de Mendonça.
O superintendente ressalta ainda que a cidade de Franca é referência nacional em saneamento básico graças a história construída há décadas, com gestores visionários, planejamento a longo prazo, gestão eficiente e eficaz, além de investimentos permanentes.
“A Sabesp se baseia em todos esses princípios e em Franca não foi diferente. A cidade sempre contou com competência gerencial, elevada soma de investimentos e responsabilidade na aplicação de cada centavo no dinheiro público”.