A Fórmula 1 realizou neste domingo a 17ª etapa do campeonato de 2023, com o GP do Catar. Mais uma vez, Max Verstappen foi o grande nome, triunfando no mesmo fim de semana em que garantiu o tricampeonato mundial.
A dupla da McLaren, Oscar Piastri e Lando Norris, nesta ordem, completou o pódio.
A corrida foi marcada pela regra imposta pela FIA em que nenhum piloto poderia ultrapassar 18 voltas com o mesmo pneus, após problemas vistos nos treinos da sexta-feira.
Outro ponto polêmico foi o acidente entre Lewis Hamilton e George Russell logo na largada, com o heptacampeão mundial abandonando.
A Corrida
Por problemas no sistema de combustível, a Ferrari não conseguiu deixar o carro de Carlos Sainz apto para a corrida, com o espanhol sequer largando. Sergio Pérez teve que começar do pitlane, já que as extensões dos danos de seu acidente no sábado fez com que a Red Bull tivesse que trocar grande parte dos componentes do RB19 do mexicano.
Na largada, Russell e Hamilton se tocaram e ambos acabaram saindo da pista. O safety car foi acionado e o heptacampeão acabou abandonando.
Com ‘apenas’ um pneu furado, Russell conseguiu retornar.
Na relargada, o holandês confirmou a ponta, com Piastri em segundo. com várias estratégias em jogo, por conta da regra de pneus para este fim de semana, vários pilotos começaram suas rodadas de pit stops.
Verstappen fez sua primeira parada no limite, com a Red Bull optando por outro composto médio. Após o pit stop, Piastri e Alonso completavam o top 3, na 18ª volta.
Piastri, que estava a oito segundos do líder, fez o seu segundo pit stop na 25ª volta, ao mesmo tempo, Alonso reclamava da alta temperatura de seu assento.
Por exceder os limites de pista, Pérez foi punido com cinco segundos. O mexicano ‘pagou’ a penalidade no pit stop seguinte, no 32º giro.
Alonso ‘passeou’ na brita e voltou à pista muito próximo a Leclerc, na reta principal, enquanto Verstappen fazia a sua segunda parada na volta 34, com pneus duros novos.
Após nova rodada de paradas, Verstappen liderava e via Piastri e Norris atrás, com o australiano seis segundos atrás.
Enquanto isso, Pérez era novamente punido em 5 segundos por conta dos limites de pista.
Sargeant abandonou a prova na volta 42, após relatar que não estava passando bem. Ele chegou a parar na pista, mas conseguiu rumar aos boxes.
Stroll e Gasly também foram punidos em 5 segundos por causa dos limites de pista. O francês repetiu a dose logo depois, além de Albon, que teve sua penalidade anunciada na volta 48.
A última parada para Verstappen aconteceu na 52ª volta, com a Red Bull optando por médios.
Mais tarde, o holandês cruzou a linha de chegada em primeiro, seguido de Piastri e Norris.
A F1 volta com o GP dos Estados Unidos em Austin em duas semanas.
Créditos: Motorsport