Após denúncia, o Portal de Notícias Fato no Ato realizou um levantamento de dados e constatou que, a lista de cirurgias eletivas em Franca ultrapassa 7 anos de espera desde a data de solicitação da vaga pelo usuário do sistema público de saúde, resultando em mais de 12 mil pessoas aguardando serem chamadas.
De acordo com a relação, atualizada até o mês de dezembro de 2023, as cirurgias vão desde pequenos procedimentos como cirugia de amígdalas, adenoide, cirurgias nos ouvidos, tímpanos, desvio de septo, sinusite e tireoide, até plástica mamária não estética, retirada de tumores, varizes, colonoscopia, bariátrica, fraturas e cirurgias complexas no crânio.
O documento comprova que a lista de cirurgias eletivas nunca foi zerada nos últimos 7 anos, como já foi anunciado em propagandas políticas.
Na listagem, constam adultos, crianças e idosos, podendo ser verificado casos de idosos com mais de 80 anos esperando a realização de cirurgias de desvio de septo, retirada de hérnia e corpos estranhos, e até uma pessoa de 94 anos aguardando uma cirurgia para enxerto de pele.
A denúncia é grave e expõe as condições da crise na saúde na cidade de Franca. O repórter Alexandre Silva recebeu o documento de uma munícipe que disse estar revoltada com as últimas gestões:
“Nem Gilson nem Alexandre fez nada pela saúde de Franca” – desabafou a idosa.
*Reportagem: Alexandre Silva e Marcela Barros.