A deputada estadual Delegada Graciela se reuniu de maneira virtual com diretores da Secretaria Estadual de Saúde na tarde desta terça-feira, 20, e cobrou soluções para a falta de dietas especiais na DRS, que é a unidade responsável pelo atendimento dos pacientes de Franca e região. O governo prometeu adotar medidas imediatas para minimizar o problema.
Graciela afirmou aos representantes do Estado que recebe constantes reclamações de falta de medicamentos e dietas especiais que são fornecidas pela farmácia de alto custo. Há mais de mil ações movidas em Franca por pacientes que acionaram a Justiça para ter acesso aos produtos. “Além de cobrar permanentemente a diretora da DRS, conversei com o secretário Executivo da Secretaria Estadual de Saúde, Eduardo Ribeiro, e com o Diretor das Regionais de Saúde, Osmar Mikio, em busca de providências urgente” disse a Deputada.
Osmar Mikio explicou à deputada que a falta dos medicamentos se deve aos recursos disponíveis, que são insuficientes, e também pela escassez dos produtos no mercado. Algumas licitações abertas pelo Estado para a aquisição foram consideradas como desertas pela ausência de fornecedores. “A necessidade de atendimento das ações judiciais para fornecimento de dietas e medicamentos caríssimos é muito acima dos recursos disponíveis. O orçamento do Estado não é suficiente para atender à demanda. Estamos priorizando as emergências da pandemia da Covid”, disse o diretor.
Os diretores fizeram o compromisso de adotar medidas imediatas para minimizar a falta das dietas que são fornecidas para pacientes de Franca e mais 22 cidades da região.
Enquanto o governo não efetiva a compra por meio de licitações para regular o estoque em Franca, o diretor prometeu uma solução emergencial. “Eu faço o compromisso com a deputada. Levantarei com a DRS qual o tamanho da necessidade e vou ver se consigo remanejar de outros lugares do Estado para Franca. Assim, vamos minimizar de imediato o problema até que a gente faça uma nova licitação. Farei isto urgentemente”, prometeu Mikio Moriwaki.
A deputada Graciela reforçou ao coordenador a necessidade de o governo dar uma atenção especial à região de Franca. “Os pacientes que necessitam destes produtos não podem esperar. Espero que o Estado se sensibilize e que resolva a situação o mais rápido possível. Continuarei cobrando”, finalizou a deputada.
Text: Edson Arantes/Assessor Comunicação Deputada Delegada Graciela
FNT no Fato
- Presidio Investors dá as boas-vindas a Wynee Sade como mais novo Parceiro Operacional
- Dorival Júnior é demitido do comando da seleção brasileira
- SLB anuncia teleconferência sobre os resultados do primeiro trimestre de 2025
- Jardim Tropical recebe edição do ‘Arrastão da Dengue’ neste sábado
- Sorteio do ‘IPTU em Dia’ acontece neste sábado
- Guarda Civil e Vigilância fiscalizam depósitos de sucatas
- Transporte escolar na mira da Guarda Civil Municipal
- Falta de cuidados com a língua pode impactar a saúde
- Três tipos de hobbies que impulsionam o sucesso profissional
- Região de Campinas se consolida como polo gastronômico