O DER (Departamento de Estradas de Rodagem) abriu licitação para contratar empresa responsável por recuperar a ponte do rio Salgado localizada na rodovia Fábio Talarico no trecho que liga São José da Bela Vista a São Joaquim da Barra. A obra custará R$ 3,4 milhões.
A informação foi confirmada pela deputada estadual Delegada Graciela, que lidera movimento regional cobrando providências por parte do Estado.
A licitação foi publicada no Diário Oficial do Estado nesta sexta-feira, 4. A abertura das propostas das empresas interessadas em realizar as obras será realizada no dia 15 de maio. Tão logo o vencedor da concorrência seja homologado, as obras vão começar. “A abertura da licitação é um passo importante para que a ponte seja recuperada. Desde janeiro, venho cobrando providências do governo para agilizar a obra, pois a interdição causa transtornos e eleva o risco de acidentes”, afirmou a deputada Delegada Graciela.
A ponte está interditada desde novembro por causa de problemas estruturais. Por conta da interdição, motoristas são obrigados a usar a rodovia Waldir Canevari como desvio.

Foi nesta pista que uma carreta bateu em um ônibus de universitários, no dia 20 de fevereiro, provocando a morte de 12 pessoas. As vítimas estudavam em Franca e retornavam para São Joaquim da Barra, onde moravam.
No dia12 de março, a deputada Graciela levou um grupo de representantes de São Joaquim da Barra, Guará, Nuporanga, e Ribeirão Corrente para reunião na Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, em São Paulo. “Cobramos mais uma vez ações do DER para a liberação da ponte sobre o rio Salgado. Não podemos esperar que tragédias voltem a se repetir”, disse a deputada.
Durante a reunião, o diretor do DER, José Carlos Rodrigues Alves, adiantou que a licitação seria aberta em breve. “Não estamos parados. As obras da ponte serão realizadas nos próximos meses. Iremos realizar um prolongamento de 10 metros na cabeceira de cada lado da ponte, reforçando a segurança bem como outras melhorias. O projeto está pronto e aprovado”, disse ele na oportunidade.