É interessante notar que ao se aproximar o pôr do sol, muitas aves e pássaros se acomodam em troncos, galhos, fios, antenas, postes, etc; para apreciarem a despedida do astro-rei, suponho eu.
Bem, pelo menos é esta a sensação que tenho – de que antes de dormirem, minutos antes, algumas aves param para contemplar a beleza das cores do entardecer…
Será que este comportamento faz parte da natureza delas, assim como faz parte da natureza de muitos humanos?
Percebo muitas atitudes “humanas” nos animais que demonstram o quanto somos parecidos com eles e o quão parecidos conosco eles são.
Foi num fim de tarde em Patrocínio Paulista, entre tantos outros, que pude perceber um ajuntamento de espécies de pássaros diferentes que se “reuniram” em um galho para apreciar a despedida do sol. Ali estavam presentes (da esquerda para a direita na foto em destaque, respectivamente) : um suiriri, um pardal jovem, um saí-andorinha macho, um bem-te-vi e um outro saí-andorinha macho.
Esse encontro foi harmônico, civilizado, porém e sobretudo; INUSITADO. Afinal, não é todo dia que uma galerinha deste naipe se reúne para um “happy hour” numa árvore qualquer.