Livros, mesas e muitos ronrons. Em uma escola primária no distrito de Beydağ em Izmir, na Turquia, as aulas são muito especiais. De fato, uma de suas turmas tem não apenas 19 alunos pequenos, mas também 30 gatos abandonados e adotados pela estrutura.
Eles são chamados de Luna, Sole, Pantera, Notte e recebem seus amigos humanos todos os dias, cumprimentando-os quando entram na sala de aula e fazendo-lhes companhia entre uma matéria e outra. Durante os intervalos, eles brincam juntos, abraçados.
O projeto nasce do desejo de educar os jovens a respeitar os animais, organizar atividades sociais que os estimulem a estudar e, por último, mas não menos importante, dar um lar confortável aos gatos em situação de rua da região. E os resultados dessa interação extraordinária não tardaram a chegar.
As crianças não só ampliaram seus conhecimentos em pouquíssimo tempo, além das notas, como passaram a frequentar o ambiente escolar com imenso prazer e despreocupação.
Nós criamos nosso abrigo. Existe um laço de amor muito forte entre gatos e crianças. As crianças que não querem ir à escola também começaram a frequentar a escola nos fins de semana. Eles fazem a limpeza do abrigo e todo tipo de cuidado com os gatos. E eles também desenvolveram uma atitude positiva em relação à escola, disse o professor Evrim Mutluay.
Tudo começou com apenas 12 gatos. Então, como alguém encontrou um gatinho abandonado, ele o trouxe para a aula e agora há cerca de 30 gatos na escola.Todas as manhãs e antes de sair, as crianças alimentam seus gatos, trocam a água, organizam as brincadeiras.
Eu amo muito gatos, eles são animais lindos. Nosso professor nos fez amá-los mais. Nós os alimentamos e cuidamos deles todos os dias. A gente brinca no recreio e eles sempre jogam nossas brincadeiras, disse uma menina da turma.
Não poderia haver melhor exemplo de terapia com animais de estimação. Numerosos estudos mostraram anteriormente que os animais são o melhor calmante à nossa disposição, em casa, nos hospitais e até na escola. Uma simples carícia é suficiente para se sentir imediatamente melhor e essas crianças aprenderam isso graças ao seu professor.
Fonte: GreenMe