A Escola de Aprendizagem e Cidadania de Franca (ESAC), antiga Guarda Mirim, informou nesta terça-feira, 02, que desde o dia 29 de julho a ÁREA AZUL de Franca/SP está totalmente digital.
Com compromisso com a modernização e com os usuários do estacionamento rotativo, a entidade encontrou soluções práticas para quem quiser estacionar no Centro da cidade. Os agentes de área azul continuarão seu trabalho normalmente, fazendo ativações da hora estacionada ou a recarga de créditos, no entanto, o atendimento se dará com uma máquina de cartão de crédito e a hora estacionada poderá ser paga em dinheiro, por PIX, com cartão de crédito ou débito.
Há ainda, a possibilidade de que o motorista baixe o aplicativo “Faixa Azul Digital Franca”, acessível na Play Store ou na iOS, e poderá fazer seu cadastro, inserir créditos a qualquer hora do dia e estacionar no Centro da cidade tornando o carro regular através do próprio aplicativo.
Outra opção da modernização é que caso o veículo esteja irregular, o motorista poderá tornar o veículo regular através de um agente de área azul, comprando o ticket referente ao período irregular, deixando de tornar o veículo suscetível às multas, opção que somente será possível se o veículo ainda não tiver sido multado.
“Existe a expectativa de que em breve os órgãos fiscalizadores poderão ter acesso ao sistema digital de área azul, o que poderá aumentar a incidência das multas, o que não é nosso interesse. Nosso interesse é regulamentar o estacionamento rotativo e tornar o Centro da cidade um local possível de estacionar, de maneira a fomentar o comércio local e aumentar o trânsito livre e desimpedido na área central.” Disse Bruno da Silva Oliveira, Presidente da entidade.
A ESAC gera oportunidades a mais de 400 jovens anualmente, encaminhando-os ao mercado de trabalho e transformando suas vidas através das oportunidades geradas, já que toda renda advinda da exploração da área azul é destinada ao Programa de Aprendizagem ofertado pela entidade, programa existente há mais de 53 anos.
A digitalização da Área Azul também terá reflexo positivo no meio ambiente, já que mais de 50.000 folhas em papel eram impressas mensalmente.