A proposta de reajuste, que apenas repõe a inflação sem aumento real, foi enviada pela Prefeitura (prefeito melhor dizendo) para a Câmara. Importante destacar que somente o Executivo pode modificar esse projeto, ou seja, os vereadores não têm poder para alterá-lo.
O projeto chegou na última semana do prazo, e, segundo a assessoria jurídica, a Câmara não poderia rejeitar, adiar ou modificar a proposta, pois isso faria com que todos os servidores perdessem o vale-alimentação.
Além disso, o prefeito vinculou o vale do alto escalão ao dos demais servidores, impossibilitando a votação separada desse item. Dessa forma, quem votasse contra, retiraria um direito já existente. O presidente do Sindicato dos Servidores acompanhou a votação e orientou pela aprovação, pois o reajuste precisava estar na folha de pagamento daquela semana.
Sobre o reajuste do legislativo, ocorreu algo semelhante. O benefício já existente foi estendido aos vereadores e teve que ser votado de última hora, sob risco de os servidores da Câmara também ficarem sem o vale-alimentação. Como o projeto da Câmara é vinculado ao da Prefeitura, a votação entrou em regime de urgência. Nesse caso, houve um voto contra, pois um dos vereadores que articulou a aprovação decidiu votar contra apenas para parecer isento, mesmo sendo parte da Mesa Diretora que apresentou a proposta.
Outro ponto relevante é a diferença entre os valores dos vales. O benefício dos servidores do legislativo existe há anos e recebe reajustes anuais, enquanto o dos servidores municipais é mais recente. O prefeito poderia ter concedido um aumento real além da inflação, mas optou por não fazê-lo.
Houve uma mobilização posterior ao reajuste, mas durante as votações, nem servidores nem a população compareceram para pressionar pela modificação da proposta enquanto ainda havia tempo. Após a aprovação, a indignação veio tarde, com parte das pessoas buscando culpados sem se aprofundar no que realmente aconteceu.
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