A Secretaria de Educação já está recebendo inscrições das merendeiras da rede municipal de ensino e universitários da área de alimentação para o 1º Concurso ‘Merenda Escolar – Sabor da Educação’.
O edital completo da competição foi publicado na edição da última sexta-feira, 28, do Diário Oficial do Município e poderá ser consultado pelo site da Prefeitura, no link https://www.franca.sp.gov.br/arquivos/diario-oficial/documentos/2153-28102022.pdf .
A ação tem o objetivo de valorizar o papel das merendeiras e estudantes dos cursos de Nutrição e Gastronomia, da Universidade de Franca, parceiros para a promoção da alimentação saudável e adequada no ambiente escolar, promovendo a mobilização da comunidade escolar para a temática da educação alimentar e nutricional.
Segundo o cronograma do concurso, o período de inscrições teve início no dia 29, deste mês e será encerrado no dia 14 de novembro.
Somente poderão efetuar inscrição, as merendeiras que atuam na Alimentação Escolar de Escolas Públicas da Rede Municipal e Estadual de Franca, sob pena de eliminação do Concurso, pelo link https://forms.gle/fXbWFTrde3t8RZU6A.
Já para os estudantes, é condição prevista no edital, que eles estejam matriculados nos 2° e 3° anos do curso de Nutrição e alunos do 1° ano do curso de Gastronomia, da Universidade de Franca, que poderão efetuar seus cadastros no endereço https://forms.gle/NFzPhoXgctp5ohZF8. No formulário de inscrição, o participante deverá anexar o documento comprobatório de matrícula do curso de Nutrição ou Gastronomia.
O concurso contará com 20 equipes, portanto, as inscrições são limitadas. Apenas os 20 primeiros estudantes de Nutrição e Gastronomia e as 40 primeiras merendeiras terão as inscrições aceitas. Cada equipe contará com duas merendeiras, um nutricionista e um gastrônomo, cujo sorteio será realizado na reunião inicial prevista para o dia 21 de novembro. Neste mesmo dia, os ingredientes e as equipes serão apresentados, para que os participantes se conheçam e elaborem suas receitas, a partir de ingredientes pré-estabelecidos pela Comissão Organizadora. Os cardápios deverão conter ingredientes, que compõem o cardápio da merenda escolar da rede, que são importantes para uma alimentação saudável, conforme os artigos 22 e 23 da Resolução CD/FNDE nº 26, de 17 de junho de 2013 que dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar aos alunos da educação básica no âmbito do PNAE.
Os participantes do concurso deverão ser autores das receitas inscritas, sendo que estas não poderão ser cópias integrais de receitas encontradas em publicações de gastronomia e culinária, sites da Internet, cardápios de restaurantes e estabelecimentos gastronômicos e outros meios e ambientes públicos. O prato deverá ser composto por prato principal e acompanhamentos (conforme será servido aos alunos) e atender 20% das necessidades diárias, para faixa etária estabelecida pela equipe executora, conforme determinação do PNAE, baseado nas recomendações da RESOLUÇÃO Nº 6, DE 8 DE MAIO DE 2020 “Dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar aos alunos da educação básica no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE”.
A fase eliminatória terá duração de dois dias, com o preparo e degustação dos pratos, a partir do dia 23 de novembro.
As nutricionistas responsáveis pela alimentação escolar, em conjunto com as estagiárias do setor, farão a análise da ficha técnica entregue pelas equipes.
Já a Comissão Julgadora será formada por um estudante da Rede Municipal de Ensino, escolhido entre as escolas municipais, que não tenham merendeiras participantes do concurso, um docente do Curso de Nutrição e um docente do Curso de Gastronomia da Unifran, um representante da Secretaria de Educação e uma nutricionista da Seção de Alimentação Escolar.
A degustação das receitas será realizada às cegas, ou seja, sem que a comissão julgadora tenha conhecimento dos membros da equipe executora. A escolha das receitas deverá considerar a pontuação de 1 a 5.
Premiação
A etapa final e a cerimônia de premiação estão previstas para o dia 27 de janeiro de 2.023.
A premiação irá contemplar os participantes das equipes, que ficarem em 1º lugar, com uma Smart TV e os 2º lugares receberão um Smartphone e os pratos vencedores serão incoporados à merenda escolar.
Todos estudantes de Nutrição e Gastronomia inscritos no concurso, receberão um certificado de participação, valendo horas de atividades complementares e todas as receitas irão compor o 1° Livro de Receitas da Alimentação Escolar de Franca.
O edital prevê que os participantes serão responsáveis pela veracidade das informações prestadas à organização do Concurso, todo e qualquer material entregue pelos participantes deverá ser totalmente isento de qualquer restrição relativa aos direitos autorais, de imagem e conexos, tanto de terceiros quanto de profissionais eventualmente envolvidos em seu desenvolvimento.
O prefeito Alexandre Ferreira ressaltou que o concurso visa a valorização das merendeiras e também a diversificação do cardápio da merenda escolar. “Temos feito investimentos constantes para garantir a quantidade da alimentação aos alunos. Só esse ano, já colocamos quase R$ 11 milhões a mais para completar o valor, que recebemos do governo, por cada refeição servida nas escolas. Também equipamos as cozinhas escolares e contratamos mais merendeiras”, explicou o prefeito.
Segundo a Secretaria de Educação, são servidas, em média, 75 mil refeições por dia, para um total de 200 escolas das redes municipal, estadual e creches parceiras, com cardápios elaborados para o atendimento nutricional de cada faixa etária, incluindo também as dietas especiais para o atendimento aos alunos, que possuem restrições alimentares.