Evento realizado nos dias 22 e 23 de maio reuniu mais de 2,5 mil pessoas na Fazenda Experimental da Fundação
Explicações diversas sobre manejos da colheita, trato com as lavouras, adubação e muitas outras técnicas e tecnologias envolvendo o cafeeiro fizeram parte da programação do Dias de Campo da Fundação Procafé, em Varginha/MG. O evento foi realizado nos dias 22 e 23 de maio na Fazenda Experimental da Procafé e reuniu mais de 2,5 mil pessoas. Com caráter beneficente, foram arrecadadas mais de 3 toneladas de alimentos não perecíveis que foram doados na entrada em prol das vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Além das doações do público presente, a Fundação Procafé contou com o apoio de suas filiadas, sendo CAPEBE, COCAPEC, COCARIVE, COCCAMIG, CODEPAR, COOMAP, COOPAMA, COOPERCAM, COOPERRITA, MINASUL e SICOOB CREDIVAR.
A abertura oficial do evento aconteceu com a presença de autoridades convidadas, representantes de cooperativas da região e de órgãos importantes do segmento da cafeicultura.
O Superintendente Executivo da Fundação Procafé, João Marcelo Oliveira de Aguiar, deu as boas-vindas e agradeceu a presença de todos assim como o apoio e solidariedade demonstrados para com o Rio Grande do Sul, e assegurou que a Procafé continuará cada vez mais empenhada em avançar com as suas pesquisas em prol do desenvolvimento dos cafeicultores brasileiros.
“Vamos seguir contribuindo com difusão de conhecimento, técnicas e tecnologias cafeeiras para o progresso de nossos cafeicultores, pois na cafeicultura não há mais espaço para o amadorismo”, enfatizou.
Representante do Sistema Faemg Senar e diretor do Centro de Excelência em Cafeicultura, Roberto Romanelli Barata, também reforçou a importância da pesquisa para o negócio café, do plantio à xícara, mas ressaltou que esta não teria importância se não chegasse ao produtor e a seus colaboradores.
“Eventos como este, realizados pela Fundação, promovem esta integração entre o conhecimento e quem precisa se beneficiar dele. Se precisamos de cada vez mais profissionalização no campo, também precisamos capacitar as pessoas que estão lá, com as suas mãos na atividade, fazendo as coisas acontecerem”, afirmou.
Inovações
Com oito estações de demonstração de campo, os Dias de Campo da Fundação Procafé em Varginha receberam produtores, técnicos, engenheiros agrônomos e estudantes interessados em conhecer as inovações e resultados das pesquisas realizadas nas lavouras da Fazenda Experimental.
Entre os destaques, foi apresentado o ‘Burrinho mecânico’, espécie de arado voltado para o cafeicultor de regiões montanhosas com objetivo de reduzir custos e aumentar sua rentabilidade, facilitando os tratos culturais.
Os pesquisadores também apresentaram resultados de adubação para lavouras em sistemas de podas e apresentaram uma nova cultivar da Fundação Procafé, o Siriema, com resistência ao Bicho Mineiro e tolerância à seca.
“Tudo é muito importante para nós que buscamos a melhoria na nossa atividade e mais praticidade no manejo das nossas lavouras. O resultado sempre vem”, disse o produtor Antonio Zanatelli, que utiliza as técnicas de manejo demonstradas nos Dias de Campo da Procafé e recentemente teve seu café campeão em um concurso de qualidade.
(Crédito: Douglas Wilker/Casa da Comunicação Franca)