O projeto que institui a data (PLC 156/2017) foi aprovado pela Comissão de Educação (CE) na última quinta-feira (10), porém, o texto agora precisa ser votado em Plenário.
Projeto de autoria do Deputado Federal Paulo Pereira da Silva (SD-SP), a iniciativa contou com parecer favorável da relatora, senadora Mailza Gomes (PP-AC).
Dados importantes sobre a cadeia produtiva do profissional de eventos e pouco conhecido da mídia e do público é que, de acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae), o setor envolve 52 segmentos da economia, representando diretamente mais de 3% do PIB brasileiro.
A atividade movimenta, anualmente, R$ 37 bilhões, emprega quase 3 milhões de pessoas e recolhe, em impostos, R$ 4,2 bilhões, informa o texto.
Levantamento feito pela Associação Brasileira dos Profissionais de Eventos (ABPE) e outras entidades representativas do setor, dão conta que indireta e paralelamente o setor movimenta mais de 27% do PIB nacional, visto que para um evento ocorrer, ele movimenta os setores de alimentação, vestuário, hotelaria, transporte, entre outros.
Para Erismar Tanja presidente da ABPE: “a categoria precisa ser lembrada sim, mas mais do que isso, precisa ser valorizada e respeitada por sua importância para a economia e geração de empregos.” Disse Erismar Tanja, que é celebrante social e mestre de cerimônia.
Já Rodrigo Borges, vice presidente da entidade entende que: “De eventos familiares, corporativos, até eventos sociais, são trabalhadores que exercem papéis diversos, com disciplina e sempre em busca da perfeição para realização de sonhos. Reconhecer essa classe de trabalhadores, com a criação do Dia Nacional do Profissional de Eventos, é no mínimo promover justiça com a categoria”, Concluiu Rodrigo Borges que é DJ e Locador de Equipamentos de som e luz.
Esse Projeto de Lei está em tramite no congresso desde 2017, e só agora em 2022 será finalizado para posteriormente ser promulgado, e assim o Profissional de Eventos terá seu dia marcado e em destaque no calendário nacional.
Em Franca-SP o Vereador Marcelo Tidy deverá apresentar nos próximos dias, o Projeto de Lei que instituirá a mesma data como Dia Municipal do Profissional de Eventos, alinhando também as comemorações no calendário local.