4 de abril é o dia dos animais de rua.
Essa data faz referência á importância da conscientização da população sobre o alto número de animais desabrigados e surgiu em 2010 na Holanda, quando Organizações sem fins lucrativos reuniram-se no intuito de ajudar a diminuir esse montante ao redor do mundo.
Mas por que dia 4 de abril? Porque tem ligação com 4 de outubro, em que se comemora o Dia Mundial dos Animais, dando exatamente metade de um ano a partir dessa data, gerando assim uma reflexão sobre a situação em que muitos animais de rua vivem.
Porém, não é um dia para comemorar, mas para refletir na situação em que esses animais se encontram e pensar em ações que promovam mudanças nesse cenário.
Além disso, o objetivo é também promover eventos, debates e campanhas que proporcionem saúde, bem-estar e até mesmo adoções de animais que vivem em situação de vulnerabilidade.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que mais de 30 milhões de cães e gatos estão em situação de abandono no Brasil, mesmo que abandonar ou maltratá-los seja considerado crime previsto na Lei Federal nº 9.605/98.
Infelizmente, esses dados ainda são alarmantes e muito preocupantes, pois muitos gatos e cães sofrem nas ruas com:
- Fome e sede;
- Risco de doenças;
- Risco de atropelamentos;
- Traumas que afetam o comportamento e a saúde mental.
Por isso, para que haja a diminuição desses números e para garantir que os direitos desses animais sejam assegurados, algumas ações já vêm sendo tomadas como a criação de eventos e campanhas de adoção e até mesmo a criação da Lei Federal nº 14.064/20, que aumentou a pena para até cinco anos de reclusão para quem comete maus-tratos.
Porém, ainda há muito o que fazer e algumas ações são importantes e podem ser realizadas, tais como:
- Promover ou participar de feiras e campanhas de adoção;
- Fazer doações a ONGs e entidades que resgatam animais em situação de rua;
- Denunciar quando presenciar casos de abandono e maus-tratos;
- Tentar resgatar o animal que estiver em vulnerabilidade;
- Compartilhar sobre o assunto nas redes sociais e em grupos de amigos.
Sendo assim, á partir de hoje nossa coluna abrirá espaço para divulção de animais para adoção e perdidos na cidade de Franca e Região.
Todos as postagens e contatos poderão ser feitos também através da Página Causa Animal em Evidência no Facebook e Instagram.
Ajudem compartilhando, divulgando as fotos dos animais.
Todos merecem lares, dignidade e respeito. E cada um contribui da forma que pode.
Adotar é um ato de amor.