Hoje, dia 18 de março é um dia de extrema importância e relevância para a Ordem DeMolay, pois foi neste dia que em 1314 foi levado à fogueira, por defender seus nobres ideais, seu patrono, herói e mártir o último Grão Mestre da Ordem dos Cavaleiros Templários Jacques DeMolay.
A Ordem DeMolay é uma sociedade discreta para homens que possui princípios filosóficos, fraternais, iniciáticos e filantrópicos. É mantida pela Maçonaria, e foi fundada no dia 24 de março de 1919, nos Estados Unidos, pelo maçom Frank Sherman Land.
A Ordem DeMolay se estabeleceu no Brasil graças aos esforços do maçom Alberto Mansur, que tomou conhecimento da Ordem em 1970, através da leitura do “The New Age – July 1969”, comemorativo do cinqüentenário da Ordem. Percebendo a suma importância desta instituição, e a necessidade de preencher uma vital lacuna na Maçonaria brasileira, o sonho de trazer a Ordem para o Brasil foi despertado.
Após diversos contatos com o Supremo Conselho Internacional da Ordem DeMolay, Alberto Mansur, conheceu pessoalmente em 1974, o Soberano Grande Comendador Norte-Americano George A. Newbury, que participava da VII Reunião dos Soberanos Grandes Comendadores das Américas, realizado no Rio de Janeiro, a quem revelou seu desejo de fundar a Ordem DeMolay no Brasil.
Alberto Mansur em seu primeiro relatório oficial como Soberano Grande Comendador do Supremo Conselho do Grau 33 do Rito Escocês Antigo e Aceito (REAA) da Maçonaria para a República Federativa do Brasil, anunciava como meta a instalação da Ordem no Brasil.
Passados cinco anos sem êxitos, Mansur conheceu em Boston, em 1979, o então Grande Mestre Internacional C.C. “Buddy” Faulkner, grande líder e entusiasta da Ordem, que imediatamente confiou em Mansur, autorizando a fundação da Ordem DeMolay no Brasil, e nomeando-lhe, em 1980, Membro do Supremo Conselho Internacional e Oficial Executivo da Ordem DeMolay para o Brasil.
Desta forma, foi fundado em 16 de Agosto de 1980 o primeiro capítulo da Ordem DeMolay no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro, sob o patrocínio do Supremo Conselho do R.E.A.A., com o título de “Capítulo Rio de Janeiro da Ordem DeMolay nº 01”.
Em 21 de Abril de 1985 a Ordem alcançou sua emancipação e independência com a fundação do Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil. Através dos anos passaram por suas fileiras milhares de jovens que hoje. já adultos. ocupam lugar de destaque na comunidade e em suas vidas profissionais.
A Ordem DeMolay brasileira também se destaca por ações e iniciativas de benemerência e filantropia e uma destas iniciativas rendeu-lhe uma homenagem no Hospital de Câncer de Barretos com uma ala batizada com seu nome.
Arrastão da solidariedade, campanha de cadastramento de possíveis doadores de medula óssea, apoio e auxilio à creches, asilos e abrigos, suporte escolar à alunos do ensino público são algumas destas iniciativas, que visam o bem comum.
Em reconhecimento à seu trabalho, à formação de jovens e à sua importância para a sociedade no dia 8 de abril de 2008, o Estado de São Paulo estabeleceu o Dia do DeMolay, através da Lei Estadual nº 12.905, comemorado anualmente no dia 18 de março. Em 19 de janeiro de 2010, foi promulgada a Lei Federal nº 12.208 que insituiu o dia 18 de março como o Dia Nacional do DeMolay, seguindo o exemplo paulista, sendo que a escolha da data marca o falecimento de Jacques DeMolay, herói e mártir que inspirou o nome da Ordem, hoje diversos estados e municípios brasileiros também conferiram esta homenagem à Ordem DeMolay.
Fonte: www.gosp.org.br