Para muitas mulheres, a maternidade é um sonho almejado desde cedo e se torna uma de suas maiores realizações pessoais quando conquistada, sendo a gestação um período muito importante e especial para a formação da mãe. É durante esse período que ela se depara com novas informações e processos, como o plano de parto.
O plano de parto é um documento no qual a gestante esclarece seus desejos da assistência médica hospitalar em relação ao trabalho de parto, parto e pós-parto. Nele, a mulher pode expressar quem será seu acompanhante, se terá doula, seu posicionamento em relação a intervenções como uso de anestesia, realização da ruptura artificial da membrana amniótica etc.
A equipe do Hospital Materno Infantil Sinhá Junqueira leva em grande consideração todos os desejos das gestantes e procura trazer conforto e orientação às mães nesse momento que gera tantas inseguranças. A paciente Manuela Ribas é um exemplo de como o plano de parto e o apoio da equipe ajudaram para a realização de seu sonho de ter um parto normal.
Com 17 anos, Manuela teve uma gravidez não planejada, mas muito celebrada. Desde o começo, tinha grande vontade de ter o bebê por parto normal, mas, com a vontade, vieram dúvidas e medos comuns de uma mãe de primeira viagem tão nova. Sempre orientada, participou do Projeto Nascer, com a Dra. Arlete Massae a partir das 36 semanas de gestação, e esteve em várias consultas com médicos de plantão que a auxiliaram da melhor forma.
“Fui várias vezes ao Sinhá e fui muito bem atendida. Atendimento e funcionários excelentes, médicos sempre explicando e não medindo esforços para a gente se sentir bem, por perceberem que estamos passando por um momento tão delicado”, relata.
Sempre muito informada sobre os assuntos da maternidade, pesquisou conteúdos relacionados ao parto e seguiu todas as recomendações especificadas pelo médico para que tivesse um parto normal e saudável. Se exercitava diariamente com caminhadas, tomava banhos quentes e realizou o deslocamento de membrana por acreditar que o processo não dependia só do bebê, mas dela também.
“Eu conversei com a Dra. Arlete explicando meu desejo do parto normal e que se chegasse nas 41 semanas e tivesse que induzir eu estava repensando em marcar uma cesárea, porque estava com medo da indução não evoluir e ter que fazer uma cesárea de emergência. Ela me tranquilizou e correspondeu a minha vontade, não negou, não especulou e simplesmente fez porque era o que eu queria e também, claro, porque tinha todas as condições clínicas para ter um parto normal”, comenta.
Na noite do dia 21 de abril, a estudante voltou ao hospital por ter contrações a cada 3 minutos. Acompanhada da mãe, foi atendida pela Dra. Larissa Mariz de Oliveira que orientou que ela fizesse caminhadas pelo estacionamento para depois realizar novos exames para verificar se a dilatação tinha aumentado.
“Fui conversando com meu filho, chamando-o e dizendo que estava ansiosa, aguardando sua chegada. Tive uma conexão muito grande com ele, as contrações continuaram e caminhar ali foi uma coisa que me ajudou bastante […] as enfermeiras me deram muito apoio. Elas me deixaram descontraída e foi ótimo. Logo depois a Dra. Larissa me chamou e viu que eu estava com 5cm de dilatação, e já preparou os papéis da internação”, relembra.
João Augusto nasceu no dia 22 de abril às 4h31 pesando 3,528kg, de parto normal, como Manuela planejou, pelas mãos do experiente obstetra Dr. Jorge Ricardo Kunzle. Ela recebeu as orientações e teve o bebê sem lacerações e pontos. Manuela destaca ainda a importância da organização e aconchego do quarto, a presença do marido durante todo o processo e a atuação das enfermeiras no trabalho de parto.
“Depois que ele nasceu, foi direto para o contato físico comigo, que era algo que eu queria muito. Eles examinaram o João na mesma sala que estávamos. Eu e meu marido vimos tudo. Ele ficou direto comigo, não saiu em nenhum momento. Achei importante o contato prioritário com a mãe e com o pai. A minha grande vontade era amamentar, as enfermeiras me ajudaram na pega de amamentação, na massagem sobre o colostro. Foi a realização de um sonho”, conclui.
Outras Palavras Comunicação Empresarial
FNT no Fato
- Idosa é atacada por ladrão momentos após retirar prêmio da loteria
- Viúva de Nahim desabafa e rebate filha após pedido: “sem provas”
- Power International Holding (PIH) conclui a aquisição da Mobile Telecom – Service LLP (MTS) da Kazakhtelecom JSC
- INSS pode suspender benefício por falta de saque do pagamento
- Morre Wilson Luiz, ícone do rádio regional,aos 87 anos
- Prefeito de Restinga-SP Demite Funcionários Aposentados em Cumprimento à Lei Municipal
- Udecif elege nova diretoria
- Gabinetes da Câmara passam por limpeza para retomada de atendimentos ao público
- Fato ou fake? Polícia investiga se vídeo com cena de sexo oral tem relação com o técnico da Francana
- ACIF ABRE INSCRIÇÕES PARA OFICINA DE PLANEJAMENTO EMPRESARIAL