O IE-ACIF (Instituto de economia da Associação do Comércio e Indústria de Franca) realizou em Franca, entre os dias 2 e 4 de maio, pesquisa de intenção de compras para o Dia das Mães. De acordo com a apuração, 79% da população economicamente ativa está disposta a ir às compras em razão da data e o ticket médio esperado é de R$ 174. O resultado deste ano indica uma movimentação econômica de R$ 34,5 milhões, valor 39% maior do que os R$ 24,8 milhões projetados em 2022, quando o ticket médio foi de R$ 112.
“Percebe-se, através dos resultados da pesquisa, uma maior confiança do consumidor na economia, que se traduz no crescimento do ticket médio”, afirma o economista responsável pelo IE-ACIF, Adnan Jebailey. “A retomada das contratações na cidade, certamente, tem influência neste resultado. Se olharmos o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), verificamos que a cidade fechou o ano de 2022 com geração de emprego positiva: 5.277 novas carteiras assinadas. No primeiro trimestre de 2023, o saldo de empregos foi de 2.811”, disse.
Ainda de acordo com a pesquisa, os itens de perfumaria (40%) serão os mais buscados pelos consumidores, na hora de presentear. Roupas (32%), acessórios (12%) e calçados (11%) vêm em sequência.
Nota Metodológica
A presente pesquisa tem amostragem probabilística com Nível de Confiança de 90% e Erro Amostral de 5,7%. Ao todo, foram entrevistadas 201 pessoas entre os dias 2 e 4 de maio. As entrevistas foram realizadas por pesquisadores do Instituto de Economia ACIF devidamente identificados, in loco, nas cinco regiões da cidade: Norte (Av. Dr. Abrahão Brickmann), Sul (Poliesportivo), Leste (Avenida Brasil), Oeste (Praça da UBS São Sebastião) e Centro (Terminal e Praça Nossa Senhora da Conceição).
Tarissa Esteves
Assessora de imprensa da ACIF