O IE-ACIF (Instituto de Economia da Associação do Comércio e Indústria de Franca) foi às ruas para sua pesquisa anual de intenção de compras para o Dia das Mães e o resultado revelou que os francanos pretendem celebrar a data com presentes (43%), almoço em casa (43%) e passeios (cinema, restaurante, shoppings) (14%). Em sua última pesquisa, em 2021, 79ª% dos francanos afirmaram que comprariam presentes, na mesma ocasião. De acordo com o economista responsável pelo IE-ACIF, Adnan Jebailey, a alta da inflação tem reflexo no resultado.
“A inflação se reflete no aumento contínuo e generalizado de todos os preços. Só em 2021, a inflação acumulada no país superou os 10% e, no primeiro trimestre de 2022, superou a série histórica, desde 1994. Com isso, o francano está tendo de buscar novas maneiras de presentear, já que seu salário está perdendo o poder de compra, como demonstrou a pesquisa”, diz o economista. Ainda de acordo com ele, a alta do dólar também pode ter impactado o cenário. “Além disso, com a alta do dólar e o aumento da taxa básica de juros, fica mais difícil tomar dinheiro emprestado e os produtos como eletroeletrônicos e eletrodomésticos sofrem significativo aumento.”
Em relação aos itens mais procurados como opção de presente, roupas (34%), perfumes (26%) e acessórios (11%) lideram o ranking das intenções de compra, seguidos por eletrodomésticos (6%), calçados (5%), eletrônicos (3%) e outros.
Mesmo com todos os desafios econômicos, o comércio ainda pode se preparar para um aquecimento durante a data. Mais de 100 mil francanos deverão ir às compras com um ticket médio de R$ 112,68, sendo “à vista” a principal modalidade de pagamento (68,7%). A expectativa é de que R$ 24,8 milhões circulem no comércio francano, em razão do Dia das Mães.
Nota metodológica: Pesquisa com amostragem probabilística não estratificada com nível de confiança de 95% e erro amostral de 7%. Ao todo, foram entrevistadas 201 pessoas, entre os dias 28, 29 e 30 de abril. As entrevistas foram realizadas in loco por entrevistadores capacitados pelo IE-ACIF.