Já pensou que através do SUS (Sistema Único de Saúde), você pode fazer o implante dentário dos seus sonhos de graça? ! Isso mesmo, você pode transformar seu sorriso e sua autoestima com dentes naturais novinhos em folha.
O brasileiro tem o hábito de cuidar dos dentes desde a infância, mas uma série de doenças bucais pode levar à perda dos dentes e até trazer sérias consequências para a vida de uma pessoa.
Nesse sentido, a recomendação da Associação Brasileira de Odontologia é que todos os brasileiros visitem o dentista pelo menos duas vezes ao ano. Porém, nem todo mundo tem condições financeiras de pagar um tratamento odontológico e, pensando nisso, o Sus criou o programa Brasil Sorridente, que garante aos dentistas os mais diversos procedimentos, agora também incluindo implantes.
Portanto, o objetivo do programa é garantir que os brasileiros tenham uma boa saúde bucal e evitar os problemas e dores associados a esse assunto.
Além de todos os itens básicos odontológicos como limpeza, remoções de cáries, extrações, restaurações dentre outros, o programa oferece uma lista de itens considerados mais caros. São eles:
- Restaurações
- Extração dos dentes de siso
- Biópias
- Endodontia
- Prótese dentária sobre implante
- Instalação de aparelho
- Implante dentário osteointegrado
- Remoção de tártaro
- Cirurgia ortognástica
- E muitos outros procedimentos convencionais comuns em clínicas odontológicas
No entanto, apesar de ser um direito oferecido pelo estado, cabe ao município separar e dirigir a verba destinada para tal. Nesse sentido, nem toda cidade conta com local e profissional especializado, sendo necessário ser encaminhado para outra cidade e aguardar na fila de espera conforme a demanda da região.
Entenda Como Funciona um Implante Dentário
Basicamente, é uma base sólida implantada cirurgicamente no maxilar para substituir os dentes “perdidos”. Pode ser removível ou fixa e substitui as antigas “dentaduras”.
Descubra se Você Tem Direito ao Implante Dentário
O SUS é direito de todo brasileiro sem distinção de cor, raça, sexo, idade e condição social. No entanto, embora seja um direito, simplesmente querer implantes dentários não é suficiente.
Nesse sentido, para solicitar um implante, é necessário verificar na prefeitura da sua cidade, se existe serviço. Depois, basta ir ao posto médico (denominado USB ou PSF) com seus documentos (RG, carteira do SUS e comprovante de residência) e solicitar uma avaliação do dentista.
Então, após essa avaliação (se indicada pelo dentista), você entrará em uma fila e aguardará, que funciona como qualquer outra fila do SUS. Assim, serão analisados casos mais urgentes, prioridades e riscos.
Não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares essa noticia.
Fonte: https://bible5.com/
Por: Sophia Alves