O sonho, bastante antigo, de um hospital público do Estado na região de Franca, está mais perto do que nunca. Na verdade, está a uma reunião de ser concretizado.
Nesta segunda-feira, 15, uma reunião entre o deputado federal Arnaldo Jardim, o vereador Daniel Bassi e vários prefeitos da Região detalhou o andamento da solicitação.
Arnaldo Jardim explicou que toda a parte burocrática está definida, tanto no aspecto jurídico, como técnico, restando agora a definição política para que o anúncio seja feito.
Entre os ajustes, inclusive, está a questão orçamentária, para remanejamento de recursos para viabilizar a construção do hospital do Estado em Franca.
“Estamos muito confiantes de que esta reunião com o vice-governador, Rodrigo Garcia, que está para acontecer, trará a definição que Franca e toda a Região tanto esperam, que é o anúncio deste importantíssimo reforço na saúde pública pelo Estado”, disse Arnaldo Jardim.
Arnaldo, que desde 2020 tem brigado pelo hospital, junto com Daniel Bassi e os prefeitos e vereadores da Região, afirmou que, após Rodrigo Garcia “bater o martelo”, a obra se tornará realidade.
“A gente tem feito todo o possível, há vários meses, para sensibilizar o governo do Estado. Fizemos abaixo-assinado em várias cidades, articulamos moções de apoio ao hospital em mais de 20 câmaras municipais de cidades da DRS de Franca. Acredito que, agora, estamos chegando no momento crucial e acredito que tudo dará certo”, explicou Bassi.
Prefeitos no movimento
Luisinho Araújo, prefeito de Ituverava, foi o primeiro a aderir à causa do hospital do Estado em Franca. “Sabemos da importância deste poderoso equipamento de saúde pública e faço questão de externar o meu total apoio ao trabalho do Arnaldo, do Bassi e de tanta gente competente”, afirmou.
Outro prefeito que apoia totalmente a vinda do hospital para Franca é Mauro Barcelos, de Patrocínio Paulista, que é profundo entendedor do assunto, até por ser médico.
“Muito boa essa reunião pró-hospital, essa mobilização que estamos fazendo com o deputado Arnaldo Jardim e a participação da DRS de Franca, Dr. Marcelo Mian, prefeitos, vereadores. Demos mais um passo para que a nossa região seja contemplada com este hospital público através do Estado”, afirmou Mauro.
Dirceuzinho, prefeito de Pedregulho, também se colocou, desde o início, à disposição da mobilização regional. “Com certeza, será um marco na saúde pública da região e estamos alinhados ao Arnaldo, ao Bassi e aos colegas prefeitos nessa demanda”, disse.
Por fim, o médico e prefeito de Morro Agudo, Vinicius Cruz, destacou a relevância na ampliação do atendimento, como um todo, pela DRS de Franca.
“O deputado Arnaldo Jardim tem trabalhado muito pelo hospital, como ele faz em todas as frentes que defende. Sua luta também nos move e confio que dará tudo certo”, disse Vinicius.
Mais autoridades
Também estão alinhados, na região, com o movimento, os prefeitos Naim (Miguelópolis), Gerson Alves (Itirapuã), Éder Gonçalves (Jeriquara), Dirceu Pólo Filho (Pedregulho), Daniel Sarreta (Buritizal), Vinicius Cruz (Morro Agudo) e Élson Gomes (vice-prefeito de Cristais), Hugo Lourenço (Rifaina)
“É muita gente trabalhadora, esforçada. Esta semana, também, o prefeito de Franca, Alexandre Ferreira, se manifestou dizendo que já há local para a construção do hospital e está dando o seu apoio. Tem tudo para dar certo”, finalizou Bassi.
Marcos Junqueira/Assessor Parlamentar Vereador Daniel Bassi
Foto:Prefeito Gerson Alves, de Itirapuã, e deputado federal Arnaldo Jardim/divulgação