A deputada estadual Delegada Graciela cobrou o governador João Doria e o secretário de Saúde, Jean Gorinchteyn, para que liberem recursos com urgência para os Hemocentros do Estado que passam por grave situação financeira.
O pedido de socorro a Graciela foi feito pelo presidente da Fundação Hemocentro, Dimas Tadeu Covas. Em ofício enviado à deputada, Covas informou sobre a situação financeira insustentável da Rede do Hemocentro RP e solicitou apoio, por meio de emendas parlamentares, para manter as atividades no exercício 2022.
Os recursos insuficientes destinados à instituição nos últimos 11 anos resultaram em um grande déficit no orçamento e à depreciação de equipamentos.
O Núcleo de Franca atende a nove municípios e precisa de um incremento anual de pelo menos R$ 500 mil em verbas de custeio para manter as atividades. “Ao tomar conhecimento da situação, eu fiquei muito preocupada. De imediato, acionei o governo e relatei as dificuldades enfrentadas pelos Hemocentros. Além do pedido de ajuda ao governo, vou destinar emenda parlamentar para auxiliar”, afirmou Graciela.
De acordo com dados da Fundação Hemocentro, o Núcleo de Franca coletou 150 mil bolsas de sangue, na última década, que puderam salvar mais de 225 mil vidas com a distribuição de hemocomponentes a hospitais e Santas Casas conveniadas da região de Franca no Nordeste do Estado de São Paulo. “O Hemocentro realiza um trabalho de excelência e não pode ter as atividades prejudicadas. Como me disse o presidente da Fundação, não há substituto para o sangue. Sem essas transfusões, milhares de pacientes terão complicações em seus tratamentos. Por isto, estamos pedindo socorro imediato ao governo do Estado”, finalizou a deputada Delegada Graciela.
Edson Arantes/Assessor Parlamentar Deputada Graciela