A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo terá a maior representatividade feminina da história na próxima legislatura. Dos 94 deputados estaduais escolhidos pela população nas eleições de domingo, 25 são mulheres. Atualmente, são 19.

Titular da Delegacia de Defesa das Mulheres de Franca por 30 anos, a deputada Delegada Graciela (PL) foi reeleita para o segundo mandato com quase 70 mil votos. Ela comemorou o aumento da bancada feminina na Alesp. “A representatividade não aumentou na proporção que deveria, mas já é um avanço. Vou continuar trabalhando para que a mulher tenha o seu espaço e seus direitos respeitados. A confiança que tive dos eleitores é uma demonstração do quanto é importante a participação da mulher na política”, disse a Delegada Graciela.

A deputada Graciela foi presidente da Comissão de Defesa e Dos Direitos das Mulheres na Assembleia Legislativa nos dois primeiros anos do atual mandato e aprovou duas leis de sua autoria que têm o objetivo de combater a violência doméstica e familiar e reforçar a proteção das mulheres. Também conseguiu levar para Franca, onde reside, a Patrulha Maria da Penha.