Após três bem-sucedidas edições, a Academia Francana de Letras (AFL) conclui a primeira temporada do seu Banquete Literário “Festa de Babette” no próximo sábado, 3, às 16 horas, na Casa da Cultura e do Artista Francano. Na ocasião, a escritora, jornalista e integrante da AFL, Sônia Machiavelli, irá promover uma discussão sobre o clássico da literatura “Morte e Vida Severina”, de João Cabral de Melo Neto. A entrada é gratuita.
A imortal está preparando o encontro com bastante carinho, o qual irá contar com declamações do poema por parte de seus parentes, amigos e membros da AFL. Sua sobrinha, Talita Machiavelli, irá interpretar a música “Funeral de um Lavrador”, composta por Chico Buarque baseada no poema de João Cabral.
“Levarei para o público presente o enredo de uma forma bem sucinta e entrarão meus amigos e parentes para declamarem as partes essenciais do poema. Isso é importante porque ‘Morte e Vida Severina’ foi concebido para se tornar uma peça de teatro, para ser ouvido”, explicou Sonia.
A jornalista acrescenta que “Morte e Vida Severina” faz parte de uma trilogia temática, assim como o livro “O Rio” e o poema “Cão Sem Plumas”, pois todos posicionam o rio Capibaribe no centro de suas respectivas narrativas.
“Sobre ‘Morte e Vida Severina’, é a obra mais popular e social do poeta. O livro fala da busca do retirante Severino, que sai do interior de Pernambuco e vai seguindo o rio Capibaribe até chegar em Recife. Ela está fugindo da fome, da miséria e da morte, mas no seu caminho só encontra estas coisas. É um poema com aspectos regionais mas também universais, no sentido de que Severino tem que enfrentar as desgraças da vida e de o autor nos ensinar as artes da resiliência, da esperança e do otimismo”, resume a escritora. “Os poemas de João Cabral são muito concisos, objetivos e de linguagem facilmente compreensível, até porque ela é muito sonora.”
A “Festa de Babette” pretende se firmar como um clube de leitura para toda a sociedade francana, apresentando temas para a comunidade num formato participativo. Neste primeiro ciclo, imortais da AFL se revezaram para debater as obras de escritores renomados mundial, nacional e regionalmente, como Edgar Allan Poe, Clarice Lispector e Antonio Constantino. A segunda temporada do Banquete já está confirmada, com os bate-papos sendo retomados a partir de agosto deste ano.
SERVIÇO
Banquete Literário “Festa de Babette” – “Morte e Vida Severina: o rio Capibaribe no auto de João Cabral de Melo Neto”
Condução de Sônia Machiavelli. Sábado, 03, às 16h, na Casa da Cultura e do Artista Francano “Abdias do Nascimento” (Rua Dr. Alcindo Ribeiro Conrado, 1516, Centro). Entrada gratuita.
Bruno Piola/AFL