O Sebrae-SP, em parceria com o Fundo Social de Solidariedade (Fussol) de Franca, realizou um curso gratuito de fabricação de ovos de Páscoa e bombons. A iniciativa teve o objetivo de capacitar moradores de baixa renda para a produção e comercialização de chocolates artesanais, criando uma fonte de renda para a Páscoa. As aulas foram realizadas de 31 de março a 9 de abril.
O curso contou com nove participantes e foi realizado na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, localizada na Avenida Champagnat. Os participantes tiveram acesso a conteúdo sobre seleção de matérias-primas, uso de equipamentos e utensílios, normas de higiene e segurança, além de técnicas de decoração, embalagem e organização dos produtos para venda, além de como gerir seu negócio.
O analista de negócios do Sebrae-SP João Paulo Silva falou sobre a importância da capacitação para os alunos. “O propósito do curso é incluir produtivamente as alunas, de modo que possam gerar sua própria renda, sendo protagonistas de suas vidas e negócios”, comenta.
Tatiane Ferreira dos Reis, uma das alunas, disse que o curso foi proveitoso e trouxe muitas experiências positivas. “Sempre gostei muito de chocolate e de trabalhar em confeitaria. Estava à procura de um curso para me aprofundar e, como a Páscoa está chegando, tive essa oportunidade e gostei muito. Aprendi como armazenar o chocolate, tanto os recheios quanto os produtos finais, e com certeza vou conseguir fazer tudo sozinha”, explicou.
Maisa Daiana da Silva, que fez o curso pelo Sebrae-SP com outro parceiro, falou sobre a experiência para as alunas e elogiou a didática da professora. “Nunca trabalhei com chocolate. Eu não gostava de fazer brigadeiro porque achava que não conseguiria, mas hoje eu já fiz brigadeiro, ovo de colher, trufa, ovo recheado. Consigo fazer tudo após o curso que fiz, de duas semanas apenas, e já tenho até encomendas para a Páscoa”, finalizou.