No último ano o Brasil tem sentido o aumento no preço do café, e com isso, em alguns supermercados é possível encontrar um novo produto: popularmente chamado de “café fake”, que surgiu como uma alternativa mais barata, porém de qualidade duvidosa. Mas como identificar o café falso? Quais os riscos que ele oferece? E como se proteger dessa fraude? Na matéria desta semana, você vai entender tudo sobre o café pirata que está invadindo as prateleiras.
O que é o café falso e os riscos
O café falso não é apenas uma versão mais barata da bebida tradicional; ele é, na verdade, uma mistura de grãos e substâncias que tentam imitar o café verdadeiro, mas com ingredientes de qualidade duvidosa ou até nocivos à saúde. O que antes poderia ser visto como um simples “café adulterado” agora tomou proporções alarmantes, com a proliferação de produtos que substituem o grão de café por milho, cascas de café, amido e até mesmo terra.
O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), Pavel Cardoso, alertou que o café fake “é tudo aquilo que não é café”, por isso o consumidor deve ler o rótulo e se certificar de que o único ingrediente é café, não existe, por exemplo, café de cevada ou café de milho.
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) confirmou na última semana que inspecionou três marcas que estariam comercializando o “café falso”. Das três, duas análises foram concluídas, com presença de cascas e impurezas que podem ter toxinas e causar riscos à saúde. Até o momento, os cafés falsos foram encontrados em São Paulo, Paraná e Santa Catarina.
Como identificar?
Adote algumas medidas no momento da compra do café:
- Atenção ao preço: produtos com valores muito abaixo da média praticada.
- Verifique o rótulo: termos como: “pó sabor café” ou “bebida à base de café” podem indicar que o produto não é composto exclusivamente por grãos de café.
- Analise a certificação: observe se a embalagem do produto possui o Selo da ABIC.
- Aplicativo OU leitura QR Code: utilize o aplicativo ABICafé ou o QR Code: ao escanear o código de barras da embalagem, verifique se o café é certificado e em qual estilo/categoria se enquadra.
O café falso não é apenas uma questão de fraude, mas também uma ameaça à saúde e à economia. É fundamental que o consumidor esteja bem informado e atento para não cair nesse golpe. Com atenção e conhecimento sobre o rótulo, é possível garantir que sua xícara de café seja realmente o que você espera.