As eleições municipais 2024 começam a tomar lugar nas principais discussões e articulações dos partidos e partidários nos municípios do Brasil, e em Franca-SP, além do atual prefeito Alexandre Ferreira – MDB, candidato natural à reeleição, outros nomes começam a serem sondados e podem polarizar a disputa de um quase certeiro segundo turno no município.
PSB
O PSB que tem como líder ex-deputado federal Dr. Ubiali, tem conversado com o advogado e ex-prefeito de Patrocínio Paulista, Dr. Marcos Ferreira, que além de experiente, é francano e em duas eleições que disputou uma como vice-prefeito e a outra como prefeito na vizinha cidade de Patrocínio Paulista, sagrou-se vitorioso nas duas oportunidades.
Seu nome tem tido ótimo aprovação entre aliados e partidários, bem como do atual Vice-Presidente da República, Geraldo Alkimin – PSB, com quem estive reunido na última semana em Brasília.
“O PSB está em um momento importante no cenário político nacional, e com certeza estaremos lançando uma chapa com candidato a prefeito, além de grandes nomes para disputa pelas vagas de vereadores”. Disse Dr. Ubiali.
PSD
O PSD que teve nas últimas eleições municipais como candidata a empresária Flávia Lancha, não se manifestou oficialmente até o momento, porém, tudo indica que ela deve voltar novamente e com forças renovadas. Flávia disputou uma vaga para Câmara Federal no último pleito e teve um ótimo desempenho, mesmo não se elegendo, vem se firmando como uma forte liderança política local.
PT
O PT que teve um ótimo desempenho em 2020, com o jovem Rafael Bruxellas, que também recebeu uma excelente votação para deputado federal em 2022, segue indefinido internamente, com vários nomes sendo apresentados como alternativa, mesmo sabendo do potencial que Bruxellas demonstrou nos últimos pleitos. Fato é que o partido que tem o controle da Presidência do país terá sim seu majoritário nas eleições municipais de 2024, porém ainda não definido.
União Brasil
João Rocha que disputou as últimas eleições municipais de 2020 pelo PSL, em 2022 disputou uma vaga a Deputado Estadual pelo União brasil. Empresário e político, João é considerado uma boa opção para um embate mano a mano de um segundo turno, e em suas redes sociais ele segue trilhando esse sonho de se tornar prefeito de Franca-SP.
PSDB
O PSDB que já protagonizou grandes eleições no município, no estado e no Brasil, perdeu fôlego nas últimas eleições, e de gigante se tornou um partido de porte médio. Porém, seus integrantes continuam protagonistas em seus territórios, principalmente a nível local, como é o caso dos vereadores do partido, Daniel Bassi, Kaka e Donizete da Farmácia, vereadores atuantes. Em 2020 o então vereador Adérmis Marini disputou a prefeitura, mas não conseguiu superar seus adversários. Adérmis que é escrivão de polícia aposentado se especializou no mercado de imóveis e temporariamente deixou a política.
REPUBLICANOS
O REPUBLICANOS, partido do Governador Tarcísio de Freitas deverá ter candidato próprio em 2024 na cidade de Franca-SP. A direção nacional do partido definiu recentemente em uma reunião em Brasília que o partido irá lançar candidatos a prefeito, em 2024, em todas as cidades da região de Franca. Entre eles, Marco Aurélio Pegolo dos Santos, o Chuí, conhecido pelos trabalhos desenvolvidos na área do esporte, e Serginho Granero que é assessor parlamentar de Marcos Pereira, de quem teria o apoio caso viesse a se candidatar.
PSOL
O PSOL, que em 2020 teve como candidata a jovem Marília Martins, e entre seus candidatos a vereador, o jovem Guilherme Cortez como um dos mais votados daquele ano, porém, não obteve cociente eleitoral mínimo para se eleger, e que em 2022, disputou a vaga de Deputado Estadual e conseguiu sua eleição, hoje nos representando ao lado da Delegada Graciela na Assembleia Legislativa de São Paulo. O partido deverá novamente ter candidato majoritário em Franca-SP.
PL
O PL coordenador em Franca-SP pela Deputada Estadual Delegada Graciela, vem se estruturando com novas filiações, mais novamente deixa uma incógnita em relação ao cargo majoritário. Tudo leva a crer que o partido terá novamente uma chapa forte na disputa para vereadores, mas sem nomes ainda para uma possível disputa ao cargo máximo do município.
Até o fechamento dessa matéria os demais partidos não haviam se manifestado. O Portal FNT deixa aberto o canal dessa editoria para inclusão nesse post assim que contactada.