A Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2023, a COP28, começa nesta quinta-feira, 30 de novembro e termina no dia 12 de dezembro.
Nesses próximos dias, mais 200 líderes internacionais e representantes de 197 países se encontram em Dubai, nos Emirados Árabes, e realizam reuniões para discutir e desenvolver soluções concretas para diminuir os efeitos do aquecimento global.
A Conferência, para a ONU, é um ponto de encontro formal dos países para discutir, negociar e chegar a acordos sobre como vão enfrentar as alterações climáticas – medidas, por exemplo, para reduzir as emissões de gases poluentes e limitar os efeitos do aumento das temperaturas.
Para isso, são realizadas reuniões e palestras técnicas antes que as autoridades possam oficializar e divulgar o que foi acordado e quais são as metas.
A primeira Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas foi realizada em foi realizada em 1995, em Berlim, na Alemanha.
Naquele ano, houve muita incerteza quanto ao papel de cada um dos países no combate às emissões de Gases de Efeito de Estufa.
No entanto, de lá para cá e após 27 encontros e muitos debates, algumas conquistas podem ser destacadas, como o estabelecimento de metas de redução das emissões dos gases de efeito estufa e o compromisso assumido por países industrializados de ajudar os países mais pobres a diminuírem os efeitos das alterações climáticas.