A Prefeitura de Franca firmou parceria com o Hospital Veterinário da Unifran, para oferecer serviços de atendimento a animais em estado de maus tratos, comprovado por laudo ou acidentados. A notícia foi transmitida na quinta-feira, 24, pelo prefeito Alexandre Ferreira e atende a uma solicitação antiga da população, onde caberá ao Canil Municipal realizar o encaminhamento de acordo com cada situação.
O termo de cooperação foi assinado no Gabinete, com a presença da Reitora da Universidade, professora Dra. Kátia Jorge Ciuffi, do Pró-Reitor Dr. Élcio Rivelino Rodrigues, do coordenador do Hospital Veterinário, Lucas de Freitas Pereira e contou também com a vereadora Lindsay Cardoso.
Com o documento assinado, a universidade passa a oferecer assistência aos animais vítimas de maus tratos ou acidentes, mediante encaminhamento do Canil Municipal.
Dra Kátia afirmou que essa parceria representa um grande avanço tanto para a Prefeitura, que amplia a assistência aos animais vitimados, à cidade, como também para a universidade e seus alunos que terão um novo campo de atuação para o aprimoramento do seu aprendizado.
Alexandre destacou a importância dessa parceria para o município e ressaltou que os serviços oferecidos deverão respeitar a capacidade operacional do Hospital Veterinário da Unifran e, por essa razão, estará disponível de segunda a sexta, das 8h30 às 17h.
Dr. Elcio Rivelo explicou que o funcionamento será mediante a triagem prévia feita pelo Canil e envio a universidade, com a realização de cirurgias e demais procedimentos necessários. Também representa um novo espaço para vivências práticas dos alunos, em contato com situações concretas e das mais diversas.
O coordenador do Hospital Veterinário, Lucas Pereira, disse que os atendimentos prestados serão emergenciais para animais de pequeno, médio e grande porte, a partir da próxima quarta-feira, 2 de março, seguindo os protocolos de recebimento e de realização dos procedimentos, com encaminhamento do Canil Municipal. “É uma parceria que tem tudo para dar certo e servir de modelo para toda a região. Vamos oferecer melhor qualidade de vida para os animais e, consequentemente, para os seus protetores”, garantiu ele.
Capturas e Castrações
Ainda nesta área de proteção animal, o prefeito destacou durante o encontro que foi retomado o serviço de captura de animais de grande porte, com 220 animais capturados nos últimos meses, com a realização periódica de leilões e ações para adoção de animais.
Para acionar o serviço de captura, as pessoas podem entrar em contato pelos telefones (16) 3724-1033 ou 153, na Guarda Civil, que aciona o Canil e a equipe de captura, indicando o endereço ou ponto de referência.
Outra informação transmitida pelo prefeito é sobre o serviço de castração de animais, com a realização de cerca de 2 mil procedimentos desde o ano passado e a Prefeitura continua com processo licitatório para a contratação de mais 3 mil castrações, além das melhorias que estão sendo executadas no Canil Municipal, como a construção de muros e a instalação de monitoramento eletrônico, já em pleno funcionamento.
Mais informações poderão ser obtidas no Canil Municipal, pelo telefone (16) 3703-9389.