Nesta sexta-feira, 20, a equipe da Comissão de Transplantes da Santa Casa de Franca concluiu o trabalho de viabilização para a captação de órgãos do paciente A. G. S., 21 anos – devidamente autorizado pelos familiares.
A Comissão de Transplantes da Santa Casa de Franca – que tem como coordenador o médico Eduardo Migani Teixeira – atua com uma equipe multiprofissional altamente especializada, que engloba profissionais médicos, psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros, fisioterapeutas, entre outros.
Neste caso, do doador A. G. S. – a Comissão de Transplantes atuou todo o tempo junto à família, oferecendo apoio humano durante o processo de identificação e notificação do óbito – e sobre os detalhes que envolvem a autorização para a doação dos órgãos – prezando pela total transparência em todas as etapas, para que os familiares deste ficassem livres e seguros para sua tomada de decisão, fosse ela negativa ou positiva.
Graças à consciência destes familiares, sabendo que os órgãos de seu ente querido poderiam salvar outras vidas humanas, autorizaram a doação do pâncreas, fígado, rins e pulmões – dando início à mobilização de uma grande força-tarefa para cumprir os requisitos burocráticos e proporcionar toda a organização da estrutura médica e técnica para receber as equipes de captação do Hospital Albert Einstein, do Hospital das Clinicas Ribeirão Preto, do Hospital Unimed de Sorocaba e do Hospital Bandeirantes.
Com uma logística altamente eficiente, os médicos chegaram na manhã do dia 20/8, realizaram as cirurgias para retirada dos órgãos e retornaram prontamente às suas cidades de origem, onde os pacientes já aguardavam para serem transplantados.
Eduardo Migani Teixeira, médico coordenador da CIHDOTT (Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes) da Santa Casa de Franca agradeceu a presença do médico Marcelo Bonvento – da OPO (Organização de Procura de Órgãos) e dos médicos das equipes de captação, Beimar Edmundo Zeballos (Hospital Bandeirantes SP), Francisco Nolasco (Hospital Unimed de Sorocaba SP / Hospital das Clinicas Ribeirão Preto SP), Flávio dos Reis e Ivana Teixeira de Aguiar (Hospital Albert Einstein), e a todos os componentes das equipes que atuaram com grande profissionalismo para o sucesso dessa captação de múltiplos órgãos.
Na saída da UTI Móvel transportando os órgãos doados, a equipe da Santa Casa de Franca fez uma singela homenagem ao doador, se despedindo com balões em agradecimento pelas vidas que serão salvas.