Na manhã desta quinta-feira, 27, aconteceu na Sala da Presidência da Câmara Municipal de Franca o primeiro encontro com o representante da empresa vencedora da licitação para realização dos projetos básico e executivo para reforma do prédio do Legislativo francano.
Todo o processo será acompanhado por uma comissão instituída por meio da Portaria de nº 11/2022 que foi publicada no Dário Oficial do Município composta por dez integrantes sendo eles, o presidente da Casa de Leis, vereador Claudinei da Rocha (MDB), o vice-presidente, o vereador Pastor Palamoni (PSD), a primeira secretária, a vereadora Lurdinha Granzotte (PSL), o segundo secretário, o vereador Kaká (PSDB), o diretor geral, Thales Willian Canzaroli, representando o departamento jurídico, as advogadas Maria Fernanda Bordini Novato e Taysa Mara Thomazini, do setor de compras, Willian Campos Galvão, da coordenadoria legislativa, Ariel Garcia Rached, do departamento financeiro, a contadora Ana Virgínia Caetano Alves Eleutério, e os analistas legislativos Paulo Henrique de Faria Pereira, Maria Laura de Oliveira Souza e Adriana Vasconcelos Martins Oliveira.
A comissão terá prazo de funcionamento até o encerramento das obras, e deverá acompanhar todos os trâmites da elaboração dos projetos, processos licitatórios, andamento e execução das obras.
O engenheiro civil, Thiago Marinho, conheceu a estrutura do prédio e verificou os detalhes para início da elaboração dos projetos que vão definir como e quais serão as obras executadas.
‘Esse processo é construído em três etapas, a primeira é o anteprojeto que é a validação dessas necessidades, que são as melhorias que se pretende pela Câmara, depois a gente entra com a segunda etapa com projetos de aprovações na Prefeitura Municipal, Corpo de Bombeiros e demais órgãos, a partir dessas aprovações temos um ponto muito importante que são as planilhas orçamentárias, e a partir disso, a Câmara vai conseguir licitar a execução dessas melhorias e a terceira etapa com o projeto executivo com detalhamento das obras’ explicou o engenheiro.
A reforma do prédio da Câmara de Franca vem sendo debatida há mais de três anos, e todos os procedimentos legais estão sendo cumpridos e amplamente avaliados por parlamentares e servidores.
Em janeiro de 2021, foi apresentado o projeto de viabilidade, ou seja, a comprovação da necessidade da realização das melhorias para a solução dos problemas estruturais do prédio.
O diretor geral da Casa de Leis, Thales Willian Canzaroli, explicou ‘temos alguns problemas estruturais com rachaduras e constantemente tem alagamentos que causam muitos transtornos e atrapalham os trabalhos da Câmara’
Os danos causados durante as chuvas chegaram inclusive a provocar a interdição do Plenário da Casa de Leis em janeiro de 2020 quando parte do teto desabou. A área foi inutilizada e as sessões transferidas temporariamente para o Teatro Judas Iscariotes até a conclusão das reformas e a liberação por parte da Defesa Civil de Franca.
O presidente da Casa de Leis, vereador Claudinei da Rocha (MDB) enfatizou ‘a Câmara conviveu com várias inundações, e quando muda o tempo para chuva os servidores tiram os carros dos estacionamentos com medo. Vários presidentes trabalharam nesse processo’
Além da reforma estrutural, a Câmara vem passando por diversas melhorias nos últimos meses, entre elas, questões de segurança com exigência de órgãos competentes com a troca das portas de incêndio do Plenário, troca da porta dos corredores de acesso aos gabinetes, troca de postes externos de iluminação e manutenção diversas.
A Câmara também atendeu as recomendações do Ministério Público Estadual para melhoria na qualidade das transmissões das sessões ordinárias, sessões solenes e reunião de comissões. Hoje, o Legislativo conta com novos equipamentos de vídeo e som que permitiram a modernização e inovação da programação da TV Câmara pelo canal aberto digital 6.3 e pelas redes sociais.
E as mudanças devem continuar, a proposta da reforma prevê a solução dos alagamentos com construção de mureta para barrar a entrada da água das chuvas, revitalização da entrada do prédio, construção de sala anexa e revitalização e adequações de acessibilidade do Plenário, nova recepção com banheiros para munícipes, estacionamento com guarita, novo arquivo com biblioteca e a implantação de detectores de metal com equipes de segurança em pontos estratégicos.
‘Com início desse projeto eu acredito que em breve teremos aqui uma Câmara moderna e sem problemas de inundações’ concluiu Claudinei.
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(Comunicação Institucional da Câmara)