Após 29 anos o torcedor botafoguense pode enfim comemorar a conquista de um título importante. Na tarde desse sábado, 30, em Buenos Aires, o alvinegro carioca bateu o Atlético Mineiro por 3 x 1 e conquistou o inédito título da Libertadores da América. A última conquista importante da equipe havia sido o Campeonato Brasileiro de 1995, quando derrotou o Santos na final.
Os gols que deram o título continental ao Fogão foram marcados por Luís Henrique, Alex Telles e Junior Santos. O chinelo Eduardo Vargas descontou para o time mineiro.
Logo nos primeiros segundos o duelo ganhou tons de dramaticidade, após falta dura do volante botafoguense Gregore sobre o atleticano Fausto Vera. Mesmo em maioridade numérica o Galo não soube aproveitar.
Desde 2019 o título da Libertadores fica com um time brasileiro e pelo terceiro ano seguido a taça fica no Rio de Janeiro. Em 2022 deu Flamengo, em 2023 foi a vez do Fluminense e agora é a vez do Botafogo.
Mesmo em êxtase pela conquista do título, os jogadores do Botafogo não terão muito tempo pra comemorar. Na próxima quarta-feira, 04, os cariocas vão até o sul do país enfrentar o Internacional, pela penúltima rodada do Campeonato Brasileiro, onde a equipe lidera com 73 pontos, três a mais que o segundo colocado Palmeiras.
E no próximo dia 11 tem a estreia na Copa Intercontinental da Fifa, contra o Pachuca do México.