– Volume corresponde ao período úmido, de outubro de 2022 a março de 2023. Atual vazão do Rio Canoas chega aos 4,5 mil litros por segundo –
O volume expressivo de chuvas registrado neste ano impactou diretamente na vazão dos mananciais em Franca e, atrelado ao novo Sistema de Abastecimento de Água implantado no município, permitirá maior segurança hídrica para mais de 350 mil habitantes durante a estiagem.
O período úmido, em que ocorre o maior volume de precipitações, compreende os meses de outubro a março. Nesse intervalo, entre o final de 2022 e início de 2023, Franca registrou uma quantidade de chuva 43% acima da média histórica na cidade. Foram 1.964 mm, segundo dados do posto pluviométrico da Sabesp de Franca, localizado na sede da empresa no Jardim Redentor. A média histórica é de 1.370 mm.
Atualmente, a vazão do Rio Canoas, principal manancial de abastecimento público de Franca, está 33% acima da média histórica dos últimos 10 anos. Para ter ideia, em 2021, ano da última estiagem rigorosa, a vazão do Rio Canoas nesse mesmo período era de aproximadamente 1,4 mil litros por segundo; já nesse ano, está em torno de 4,5 mil litros por segundo.
Segundo o gerente distrital de Franca, o engenheiro Alex Veronez, o volume de chuvas do último período úmido e o início da operação do novo sistema produtor de água, o Sistema Sapucaí-Mirim, que já abastece cerca de 30% da cidade, proporcionam maior tranquilidade quanto ao abastecimento da cidade no próximo período de estiagem. Ele lembra, no entanto, que o uso consciente de água é fundamental em qualquer época do ano.
Atualmente, Franca é abastecida pelos Rios Canoas, Pouso Alegre e Sapucaí Mirim. Este último sistema foi inaugurado em junho de 2022, com investimentos de cerca de R$ 350 milhões e praticamente dobrou a capacidade de produção de água tratada no município.